Departamento de Medicina Veterinária é parceiro na realização de evento sobre Inspeções Sanitárias

Atualizar os profissionais que atuam na área de processamento de produtos de origem animal. Esse foi um dos objetivos do VI Encontro Estadual das Inspeções Sanitárias e do III Encontro de Saúde Pública no Paraná. Os eventos foram promovidos pela Sociedade Paranaense de Medicina Veterinária Núcleo Centro-Oeste. “A intenção é trazer responsáveis técnicos das indústrias, empresários, profissionais das vigilâncias sanitárias e falar sobre temas atuais discutidos entre esses profissionais, para que eles tenham condições de acesso a informações novas”, disse a presidente a Sociedade, Ana Lúcia Menon de Lima.

A Unicentro foi uma das parceiras na organização do encontro. A programação dos dois dias de evento contou com diversas palestras relacionadas ao tema como, por exemplo, controle de qualidade dos alimentos e saúde do trabalhador. A professora Kate Buzi, do Departamento de Medicina Veterinária da universidade, falou sobre a importância de discutir as questões sanitárias com os profissionais da área. “São assuntos bem atuais. Temos profissionais contando sobre a rotina do dia a dia, problemas cotidianos que, muitas vezes, não conseguimos passar dentro de uma sala de aula, dentro da disciplina de inspeção. Então, é bem importante trazermos para a comunidade, profissionais que trabalham com esse assunto para poder passar experiência para cada um que esteja no evento”, afirmou.

Atualizar os profissionais que atuam na área de processamento de produtos de origem animal foi um dos objetivos dos encontros

Mestranda em Ciências Veterinárias pela Unicentro, Sthefany dos Santos quis participar do encontro. Para ela, foi uma oportunidade de agregar conhecimento para sua formação. “Dentro das diversas áreas que a Veterinária tem, eu acredito que é importante a gente sempre se manter atualizado e a realização de um evento grande como esse é importante, justamente, para que os profissionais que atuam diretamente na área possam trazer novas informações a respeito desse campo”, destacou.

A presidente da Sociedade Paranaense de Medicina Veterinária, Ana Lúcia Menon de Lima, também ressaltou a importância da participação dos acadêmicos e professores. “A universidade sempre tem um papel fundamental por ser a formadora desses profissionais que vão atuar no campo depois. É um mercado de trabalho aberto, amplo, que está absorvendo mais profissionais que trabalham nessa área de alimentos e que podem estar recendo informações novas”.