Literashow e Trollendo auxiliam estudantes com obras literárias do Vestibular da Unicentro

O caminho até a universidade é quase sempre o mesmo. O interessado em ingressar no ensino superior precisa passar por processos seletivos, como Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e os vestibulares. Por isso, estudantes que tem o sonho de um dia fazer faculdade procuram cursinhos pré-vestibulares. Mas não é todo mundo que tem a oportunidade de se preparar dessa forma.

Foi pensando nesses alunos que o PET de Letras desenvolveu um projeto para auxiliar nas questões de literatura do Vestibular da Unicentro. Assim surgiu o Literashow, um podcast publicado na página do Facebook do grupo. Uma das integrantes do PET é a Emanuelle de Queiroz, do terceiro ano do curso de Letras. Ela conta que a ideia de criar o podcast foi uma maneira de desenvolver um produto acessível e que envolveria todos os alunos que fazem parte do PeT. “Saiu essa ideia de pegar as obras que vão cair no vestibular da Unicentro esse ano, pesquisar sobre elas e dar essas dicas para os vestibulandos. A gente fez os roteiros, ensaiamos algumas vezes e gravamos aqui no estúdio de rádio da Unicentro”, comenta.

Quem também faz parte da equipe que desenvolveu o podcast é o Tales Bocker, do primeiro ano do curso de Letras. “O podcast foi uma ideia diferente para atrair esse público adolescente, que já está mais inteirado nas novas mídias”. O estudante foi o responsável pela edição. “Você vê o resultado final e fica contente por saber que aquilo ficou bom e que você está ajudando futuros vestibulandos”, afirma.

Outro petiano envolvido no Literashow é o João Tiago, que também é do primeiro ano de Letras. Ele enxergou a oportunidade de participar das gravações do podcast como uma maneira de crescimento pessoal e profissional. “É algo novo, tudo que é novo faz você melhorar, qualquer tipo de experiência. Como professor ainda mais, pois eu estou aprendendo com os livros, estou interagindo com a história”.

A coordenadora do PET é a professora Níncia Cecília Borges Teixeira, do Departamento de Letras. Ela ressalta a importância do Literashow para dar mais segurança para os alunos que não têm condições de frequentar o cursinho, no momento da prova. A docente lembra que o podcast é a evolução de outras atividades desenvolvidas anteriormente pelo grupo. “Há alguns anos a gente pegava todos os colégios, trazia aqui no auditório e nós falávamos sobre as obras”. A iniciativa era boa, mas a logística envolvida era complicada. Por isso, a professora e sua equipe pensaram em alternativas, como o blog Gorpa Cult e o Literashow.

Além de explorar a produção de áudio com o podcast, a professora Níncia também pensou em um produto voltado para o Youtube. por isso, criou o canal Trollendo. Os vídeos trazem dicas sobre obras literárias cobradas pelos vestibulares. A iniciativa faz parte do projeto de extensão “Literatura em rede”. “É o trolar com sabedoria. A gente dá dicas de leituras exigidas pelo Vestibular da universidade. A gente pode dizer que está sendo um sucesso, porque estão chegando pedidos de obras específicas e também voltadas para alguns vestibulares que não o nosso”.

A responsável pela edição dos vídeos é a publicitária e professora do Departamento de Comunicação Social Márcia Costa. “A gente fez uma edição diferenciada do que tem se proposto no Youtube. A gente faz uma animaçãozinha, usa alguns bichinhos, uma coisa mais caricata, para não ficar um aulão pesado”, conta. Márcia lembra que os vídeos, assim como os podcasts, não excluem a necessidade de se ler as obras, já que são apenas dicas para auxiliar ao vestibulando. “Pensando os vídeo sempre a partir da proposta do autor, usando as metáforas que o texto apresenta. Eu acho que ajuda muito os vestibulandos nesse aspecto, dessa visão mais detalhada do texto”.

O podcast Literashow pode ser encontrado na página do Facebook do PET Letras da Unicentro. Já os vídeos do Trollendo estão no Youtube, no canal com o mesmo nome. O blog Gorpa Cult também disponibiliza os links para os dois produtos.