Ciência de alto impacto é discutida no X Simpósio de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

Atualizar e dar subsídios para as discussões sobre a produção científica em diversas áreas do conhecimento. Esses, segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unicentro, professor Marcos Ventura Faria, são alguns dos objetivos do X Simpósio de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica. “O objetivo é sempre trazer temas para debates, para ampliação de conhecimentos sobre as questões tanto para formação de pesquisadores, dos pós-graduandos, quanto também para as questões institucionais da pós-graduação, ampliar o debate e trazer novos conhecimentos”, afirma.

O Simpósio é promovido anualmente pela Propesp, que é a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Neste ano, foram registradas 500 inscrições. Uma das atividades da programação foi a conferência “Formação de Pesquisadores e Escrita Científica de Alto Impacto”, ministrada por Valtencir Zucolotto. “Ela tem como linha central a publicação científica, escrita de artigos científicos, mas também o que vem antes da escrita, que é ciência de alto impacto, ciência ousada na fronteira do conhecimento de alto impacto e é uma parte mais motivacional para os alunos. A formação de cientista, o papel das ideias e o fazer ciência na fronteira do conhecimento e, depois, como organizar isso na forma de artigo científico”, detalha o palestrante.

Simpósio é voltado para estudantes de todos os programas de Pós-Graduação da Unicentro (Foto: Marcio Nei dos Santos)

Além de ampliar o conhecimento e a formação de recursos humanos em diversas áreas, o evento também favorece o intercâmbio de informações entre os participantes – professores, pesquisadores e estudantes de graduação, mestrado e doutorado. Esse é o caso do doutorando em Agronomia, Fabiano Pacentchuk. Para ele, que também é representante discente no Comitê de Pós-Graduação, participar do Simpósio é uma oportunidade para conhecer novas pesquisas e avaliar o desenvolvimento dos programas de pós-graduação da Universidade.

Esse evento é primordial para que, periodicamente, nós consigamos discutir como Universidade a importância da pós-graduação e da pesquisa. É importante para ver a melhoria do Simpósio como um todo e entender o crescimento vertical da Universidade, os novos cursos pós-graduação, os novos doutorados que foram incorporados. É muito satisfatório ver esse crescimento da Unicentro”, avalia o estudante.

Para o diretor de Pós-Graduação da Unicentro, professor Ricardo Miyahara, promover eventos como este é uma forma de reafirmar a importância das pesquisas de alto impacto. “Esse evento é muito importante, traz um momento crucial para a gente que está sem muitos financiamentos. Então, a gente vai mostrar um pouquinho com os palestrantes, oficinas e minicursos como que ainda é possível realizar pesquisas de alto impacto com o que nós temos atualmente na Universidade”, explica.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Marcos Ventura, o evento mostra resultados positivos mesmo com as dificuldades enfrentadas no âmbito da pesquisa. “Estamos sofrendo cortes e contingenciamos, o que é, de certa forma, bastante preocupante. Mas esse evento vem no contraponto, que ainda assim nós temos que cada vez mais buscar como ampliar o conhecimento, a formação dos estudantes e aprimorar a pós-graduação e pesquisa na Universidade”, finaliza.