Mostra de Arte valoriza a interdisciplinaridade

O Departamento de Arte da Unicentro promoveu mais uma edição da Mostra de Arte. Durante uma semana, membros da comunidade acadêmica puderam conferir exposições artísticas, assistir a apresentações e exposições orais de trabalhos acadêmicos, além de também participar de oficinas. Segundo a chefe do Departamento, professora Érica Dias Gomes, o evento é uma vitrine para os alunos do curso.

Atividades ocorreram em vários espaços da Universidade (Foto: Márcio Nei dos Santos)

Além disso, em 2018, o evento aproveitou para ampliar as experiências interdisciplinares, já que as atividades eram abertas a pessoas de outros cursos e de fora da Universidade. “São professores da Unicentro, artistas mais independentes, um perfil diferente. E entrar em contato com essas possibilidades da arte em perfis diferentes é muito interessante”, afirma Érica.

Uma das pessoas de outra área que contribuiu para a Mostra de Arte foi a professora Marlene Sapelli, do Departamento de Pedagogia. Ela ministrou uma oficina sobre Educação no Campo e acredita que as barreiras entre as áreas precisam cair. “Poder estabelecer esta conexão entre os departamentos, porque eu acho que os saberes de um departamento contribuem com o de outro. Acho que essa troca é riquíssima”.

A troca de experiência foi destacada, também, pelos próprios alunos de Arte, como é o caso da Jienefer Marek, do quarto ano do curso. “A questão da Educação do Campo a gente não vê muito, não trabalha muito durante os anos da graduação. Então, dá aquela curiosidade para você saber como que é o sistema, como que eles trabalham”.

A Jully Navalatczuk, que é colega da Jienefer, foi monitora em uma das atividades da Mostra relacionadas com o cinema. Ela reafirma a importância do diálogo entre as áreas. “É uma troca de experiência que tem a acrescentar na nossa formação. A proposta da Mostra  é justamente essa, da gente conseguir um diálogo também com as pessoas de outros cursos”, afirma.