Isenção da taxa de inscrição do PAC pode ser solicitada até sexta-feira, 27

Todos os anos, mais de 2.000 alunos entram na Unicentro para fazer um dos 41 cursos de graduação ofertados pela Universidade. São três as formas de acesso – o Sisu, que é o Sistema de Seleção Unificada, do Governo Federal; o Vestibular; e o PAC, que é o Programa de Avaliação Continuada da Unicentro. Das 2.176 vagas ofertadas para 2019, 10% foram reservadas para o PAC, que é um sistema de seleção diferenciado. Por ele, os estudantes do Ensino Médio são avaliados anualmente ao longo de três anos. Em cada prova, eles respondem questões especificas sobre o conteúdo ministrado na série que estão cursando.

Nesse ano, a seleção já tem data definida: 21 de outubro. Já as inscrições serão recebidas pela Unicentro a partir do dia 16 de agosto. Para quem quer participar e não tem condiçoõs de pagar a taxa de inscrição, a Universidade oferta 150 isenções. Os pedidos, segundo a coordenadora de Processos Seletivos da Instituição, Maria Mores Pinto, devem ser feitos num dos protocolos da Universidade – nos campi universitários e nas unidades avançadas – até a próxima sexta-feira, dia 27 de julho. “A taxa de inscrição do PAC não é um valor elevado, mas para algumas famílias é um pouco difícil. Então, é bom aproveitar essa oportunidade da isenção”, afirma.

Provas do PAC, nesse ano, serão realizadas em 21 de outubro (Foto: Coorc)

O benefício é destinado aos estudantes matriculados em escolas públicas. Os interessados devem preencher o requerimento de isenção, que está disponível na página do PAC, no site da Unicentro. O candidato também deve anexar a declaração de matricula e as cópias dos documentos exigidos e listados em edital. “Todos os requerimentos passam por uma comissão, que é designada especialmente para análise dos processos de isenção – tanto do Vestibular, quanto do PAC. Então, cada processo é analisado, é feito um cálculo das despesas, da renda, e calculada a renda per capita de cada família”, explica Maria.

A listagem dos beneficiados será publicada em edital até o dia 10 de agosto. Os contemplados fazem a inscrição normalmente pela internet, entre 16 de agosto e seis de setembro. O PAC foi implantado pela Unicentro em 2009. De lá para cá já são muitos os estudantes que entraram na Universidade por essa forma de acesso. Ellen Bruger é uma das acadêmicas da Unicentro que conquistou sua vaga na instituição pelo Programa de Avaliação Continuada. “Com certeza ele foi muito importante na minha vida, porque como você faz as provas todos os anos do Ensino Médio – no primeiro, no segundo e, no terceiro -, eu acho que isso tira um peso muito grande das costas”, defende.