Idosos de toda região participam do Arraiá da Unati

Pipoca, quentão, bolo, pé-de-moleque. Tem como não gostar dos sabores de uma boa festa junina? Comemorar o dia de São João é uma delícia e o pessoal da Universidade Aberta a Terceira Idade da Unicentro, a Unati, sabe como fazer uma festa animada. Para isso, como conta a coordenadora do grupo, Maria Regina Vargas, contam com as memórias de outros tempos. “É uma tradição popular. Por serem pessoas idosas lembram do tempo de criança, em que sempre se comemorava os três santos. Então, em junho é muito esperado”, afirma.

Uma festa além de esperada, animada! Nesse ano, o Arraiá da Unati reuniu também participantes de outras cidades e grupos. Para o coordenador da Universidade Aberta a Terceira Idade do Campus de Irati (Uati), Claudio Suzuki, uma oportunidade de unir duas das preferencias dos idosos. “Essa é uma atividade que eles adoram. Assim como adoram viajar. Então, une o útil ao agradável. A gente vem para cá e participa das atividades da festa. É um momento que eles aguardam com ansiedade”.

E quem veio pela primeira vez gostou. Esse é o caso da Lindonor Varela, que participa de um grupo de terceira idade no município de Pinhão. “Está uma maravilha! Bem bacana”, comemorou a recém aposentada. Quem também participou do Arraiá pela primeira vez foi o pessoal do Campus Avançado de Chopinzinho. A extensão da Unati foi criada lá no ano passado e a oportunidade de contato com o grupo daqui, segundo o coordenador do grupo, Wanderley Hartman, animou os unatianos da cidade. “Eles gostam de interagir e ficam muito felizes de estar visitando os unatianos amigos deles, colegas de outros municípios”, contou.

Idosos se divertiram com comidas, músicas e danças típicas das festas juninas (Foto: Coorc)

E mesmo com pouco tempo de atividades, a Unati de Chopinzinho fez bonito durante as apresentações de dança. Uma das unatianas de lá a se apresentar foi a Roselmira da Silva. “É uma alegria que a gente tem, a gente não pensa em outras coisas. É muito bom esse tipo de coisa para nós. É muito bom!”, comemorou.

E para participar da festa, todos se prepararam e vestiram trajes caprichados. Os homens estavam elegantes de paletó e chapéu. Já as mulheres desfilaram vestidos enfeitados com laços e fitas. A dona Irene Crepaldi preparou o próprio traje: um chapéu feito de pipoca e brincos de pinhão. “Eu mesma que fiz, eu gosto muito de criatividade, eu sempre estou fazendo uma coisa diferente”.

Mais uma vez, o Arraiá da Unati foi um sucesso. E o que mais chamou a atenção, foi a disposição de quem estava participando, como a dona Romilda Balen. “Estou com 83 anos, e eu sempre gostei de tudo e de tudo. É muito bom e eu gosto”, festejou.