48 anos do Ensino Superior em Guarapuava é comemorado pela Unicentro

O passado e o presente da nossa Universidade lado a lado. Assim foram celebrados os 48 anos da presença do Ensino Superior em Guarapuava. E como forma de materializar o agradecimento dos que hoje atuam na Unicentro, a reitoria da Instituição e a direção do Campus Santa Cruz, em parceria com a Adau, que é a Associação dos Docentes Aposentados da Unicentro, promoveram uma tarde de homenagens.

O diretor da unidade universitária, professor Ademir Fanfa Ribas, ressaltou que o momento foi de agradecer a quem tanto contribuiu para o desenvolvimento da Instituição. “O reconhecimento à pessoas que deram muito de suas vidas, de suas juventudes, de suas inteligências, de suas lutas para que a Fafig pudesse com o tempo crescer e se tornar, em parceria com a Fecli, a nossa hoje universidade, a nossa hoje Unicentro”.

A cerimônia foi dividida em dois momentos: o primeiro aconteceu no hall de entrada do campus Santa Cruz e contou com uma homenagem ao professor Paulo Ernesto Siqueira Martins, autor do painel fixado na entrada do campus. A obra, que representa os ciclos econômicos de Guarapuava, foi criada em 1990 e passou por uma restauração, além de ganhar placas explicativas. “A maior parte dos estudantes, até dos professores mais novos, que passavam por ali não sabiam nem o significado daquele painel. Então, esse foi o nosso trabalho de homenagear também o professor Paulo Ernesto Siqueira Martins que foi o idealizador do painel” explica opresidente da Adau, Ronaldo Canto Jorgensen, sobre a importância deste reconhecimento. O artista, Paulo Ernesto Siqueira Martins, agradeceu pela lembrança e valorização do seu trabalho. “Muito gratificante. Me sinto muito bem e honrado com a reinauguração da placa”.

Homenagens começaram com a inauguração do painel localizado na entrada do Campus (Foto: Márcio Nei dos Santos)

O segundo momento da cerimônia foi realizado em frente ao miniauditório e foi marcado pela inauguração da galeria dos ex-dirigentes da Fafig, Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava e dos ex-diretores do campus Santa Cruz da Unicentro. Pessoas como a professora aposentada Neonila Demczuck Gomes. Ela foi aluna da Fafig na década de 1970, e entre os anos de 1975 e 1995 atuou como professora no curso de Letras. Segundo Neonila, retornar à Universidade para um momento tão especial trouxe muitas lembranças. “Quando eu entrei hoje, eu tive a sensação de estar na Fafig, mas uma Fafig enormemente mudada, uma Fafig enormemente beneficiada pelo conhecimento de muita gente. A emoção é muito grande de verificar que a gente contribuiu para transformar uma sementinha numa enorme construção”.

E se presente e passado caminham de mãos dadas, nada melhor do que relembrar quem se dedicou e se doou para tornar real o sonho da comunidade de Guarapuava de implantar o ensino superior na cidade. O vice-reitor da Unicentro, professor Osmar Ambrósio de Souza, destacou o papel da Fafig nessa trajetória. “A Fafig nasceu de um sonho, um sonho de pessoas que estavam aqui que ansiavam um ensino superior na região, mais do que o ensino superior tinham um anseio do crescimento da região. E a Unicentro hoje é o que é graças a esse passado”, afirma.