Festival Unicentro da Canção já tem calendário definido
Já virou uma tradição em Guarapuava. E em 2018 vai ser diferente. O Festival Unicentro da Canção chega a sua oitava edição. Nos dias 26, 27 e 28, o palco do Auditório Francisco Contini, no Campus Santa Cruz, volta a receber os músicos de Guarapuava e região. Data aguardada por toda a comunidade. “O Fuca é, de fato, evento importante no calendário da instituição, porque ele promove atividade cultural voltada à comunidade acadêmica, voltada à comunidade externa, à comunidade regional”, reitera o reitor da Universidade, professor Aldo Nelson Bona.
E para estimular os compositores e intérpretes da cidade e da região a se inscreverem, a edição desse ano do Fuca foi lançada com o apoio da livraria A Página. “Nosso espaço é um espaço bem propício para abertura do evento, visto que é um espaço de cultura mesmo, procurado por esse público”, avalia o supervisor da livraria, Ariosandro Vidal.
Quem foi ao lançamento, pode ver e ouvir candidatos de edições anteriores. Apresentações que deixaram a sensação de quero mais para a plateia e, também, para os músicos, como o Odinei Ramos. “É sempre bom ver pessoas boas participando. É uma concorrência bastante legal que temos ali na Instituição. Bastante pessoas conhecidas, outras nem tanto, mas fazem com que o Festival tome mais espaço, maior proporção, e isso sempre deixa mais bonito nosso Fuca”.
O estudante Fábio Forni espera estrear noFuca desse ano. Ele já tentou no ano passado, mas não ficou entre os classificados. “Eu acho que fazer o que a gente gosta é uma coisa muito boa, e eu acho que fazer isso dentro da Universidade, que é um lugar que abraça todos os tipos de culturas, podemos dizer, é uma coisa bem vinda e bem alegre para qualquer músico”.
Quem, como o Fábio, quer participar do Fuca 2018 já pode ir se preparando. As inscrições abrem em 30 de julho e seguem até 21 de agosto. O interessado deve acessar o site do Festival, preencher a ficha de inscrição e enviar a música com que vai concorrer, seja na categoria Interpretação ou na Composição. Vale lembrar que só podem se inscrever na categoria Interpretação estudantes, professores ou funcionários de instituições de ensino superior. Já a modalidade Composição é aberta a todo o público. O regulamento está disponível para consulta na página do Fuca na internet. A novidade desse ano fica, como conta o diretor da Unicentro FM, Danny Nascimento, fica por conta da participação dos ganhadores do Festival Cantaí, realizado no Campus de Irati da Universidade. “A gente está abrindo duas vagas de categoria para os ganhadores do Cantaí. Então, o que a gente vai fazer? A gente vai trazer quatro pessoas, duas de cada categoria, que ganhem o Cantaí, para cantar na final do Fuca. Isso é uma forma de integrar a região e também de valorizar o festival que é feito em Irati”.
No total, o Fuca distribui R$ 8.000 em prêmios. 2.000 para os primeiros colocados em cada categoria, 1.000 para os segundos lugares e 500 reais para os terceiros. além disso, os favoritos a plateia em cada categoria levam 500 reais.