Professores da Unicentro têm trabalho reconhecido pelo Exército de Guarapuava

Reconhecer pessoas que apoiam o 26º GAC, o Grupo de Artilharia e Campanha de Guarapuava. Esse é o objetivo do diploma ‘Amigo do Exército’, honraria, neste ano de 2018, concedida à três professores da Unicentro. Entre os docentes homenageados estão a professora do Departamento de Comunicação Social e diretora de Imprensa, Ariane Pereira; o professor do Departamento de Química e chefe da Divisão de Projetos da Agência de Inovação (Novatec), Maico Taras da Cunha; e o vice-reitor da Unicentro, professor Osmar Ambrósio de Souza.

O vice-reitor da Unicentro recebe o diploma das mãos do coronel Ricardo Facó (Foto: Marina Alves)

A cerimônia de entrega dos diplomas foi realizada durante a formatura dos recrutas da companhia e teve ainda outras pessoas homenageadas, além da presença de diversas autoridades que acompanharam a solenidade na sede do 26° GAC, em Guarapuava. O vice-reitor da Unicentro, professor Osmar Ambrósio de Souza, acredita que a entrega do diploma simboliza a estreitamento das parcerias entre as instituições. “Nos últimos tempos, temos tido comandantes aqui do quartel em Guarapuava que possibilitam essa abertura de convênios, acordos e parcerias em diversas atividades. Isso faz com que esse entrelaçamento se fortaleça ainda mais. É claro, cada instituição tem a sua missão a cumprir e respeitamos isso acima de tudo, mas naquilo que podemos dar colaborações mútuas, assim fazemos”.

Os homenageados receberam a comenda das mãos do coronel Ricardo Facó de Albuquerque. O oficial reiterou que a parceria Unicentro/GAC simboliza uma quebra de paradigmas. “Essa parceria ela traz, primeiro, a aproximação entre o meio universitário e o Exército Brasileiro, que são duas Instituições muito marcantes aqui da cidade de Guarapuava. E, no final das contas, o GAC é composto de guarapuavanos. Nossos soldados são da terra e muitos estudam na Unicentro. Essa interação entre as duas instituições acaba sendo muito proveitosa”.

Os três professores homenageados pelo GAC em 2018 (Foto: Marina Alves)

O professor Maico Taras da Cunha também foi um dos agraciados com a comenda. O docente foi homenageado pelos trabalhos desenvolvidos enquanto presidente da Acre, que é a Associação Cultural, Recreativa e Esportiva da Unicentro, e diz se sentir lisonjeado em receber esse título simbólico. “Representa, para mim, um estreitamento das relações entre o nosso Grupo de Artilharia e Campanha da cidade de Guarapuava e a nossa sociedade civil”.

A aproximação entre o 26º GAC e a Unicentro tem rendido vários trabalhos e projetos. Essa parceria vem se materializando através de algumas ações como lembra a professora Ariane Pereira, outra docente da Unicentro a receber o diploma. “No caso da Comunicação, essa parceria ela já vem de alguns anos, iniciou primeiro com a promoção de cursos para atuação de jornalistas em situações de conflito, em que o exército prepara os nossos alunos e, a partir disso, também a Universidade como um todo passou a ter algumas ações em parceria com o quartel”.

Vale ressaltar que outras ações são frutos dessa parceria, como o apoio da Unicentro ao Pelotão Esperança que auxilia no atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, também o apoio da Coordenadoria de Comunicação Social da Unicentro na produção de vídeos e boletins informativos para o GAC. Durante a solenidade houve ainda outro momento que contou com a participação de representantes da nossa Universidade. O vice-reitor, professor Osmar Ambrósio de Souza, participou da marcha dos ex-integrantes da Companhia, como forma de homenagear quem já prestou serviços militares ao grupamento.