Calouros do Campus de Irati da Unicentro participam de Jogos

A terceira edição dos Jogos Intercalouros do Campus de Irati reuniu os recém-chegados à Universidade. A ação é organizada pelos alunos do terceiro ano do curso de Educação Física e faz parte das atividades propostas pela disciplina de Organização de Ações em Educação Física. O professor Paulo Roberto Machinski explica que são dois os objetivos: proporcionar momentos de integração para os calouros e possibilitar a organização de uma atividade esportiva pelos alunos do terceiro ano. “Eles têm que aprender a organizar jogos, fazer regulamento e sistema de disputa. Então, a gente atinge o objetivo de fazer uma competição de integração para o calouro, uma competição que a gente pode descobrir novos talentos esportivos e que serve como um laboratório para a turma”, detalha.

Toda a parte de organização foi discutida e desenvolvida em sala de aula. Os jogos contaram com a parceria da Secretaria Municipal de Esportes de Irati, que cedeu medalhas para a premiação e o espaço físico para que as partidas fossem realizadas. Charles Godoy, um dos alunos organizadores, vê nos jogos uma possibilidade de ficar mais próximo do dia a dia do profissional de Educação Física. “Isso vem para que a gente possa já exercer a nossa futura profissão, e ter um contato com a parte organizacional, com as competições deste tipo. Certamente isso vai agregar para todos, já que os acadêmicos da nossa sala estão todos envolvidos e muito empenhados”.

Quase 150 alunos participaram das disputas em sete modalidades: futsal, basquete, basquete 3X3, vôlei, handebol, truco e tênis de mesa. Walter Soares é calouro do curso de Educação Física e foi o primeiro colocado no tênis de mesa. Para ele, mesmo com a vitória, a principal conquista foi a integração. “O intuito da integração é muito importante, porque a gente vive só em sala de aula, e é muito legal a gente interagir com os veteranos que estão organizando, com os outros cursos. A integração está sendo muito legal”, comemora.

Sentimento parecido com o da Luiza de França, acadêmica do primeiro ano de Engenharia Florestal, que viu no vôlei a oportunidade para participar do Intercalouros. “Como caloura, estou conhecendo bastante gente, conhecendo os jogos, e eu sou meio atleta. Então, é bem interessante porque posso interagir também para começar a treinar”, vislumbra.