Universidade dá início ao projeto de extensão institucional “Integra Unicentro”

A definição de que profissão seguir, nem sempre é fácil… Afinal, é para a vida toda. E quando o estudante chega ao Ensino Médio, não dá maios para adiar. E essa pressão, para a aluna do Colégio Estadual Padre Honorino João Muraro, Anna Lucia da Silva Krechinski, gera ainda mais inquietações. “Eu ainda não estou bem decidida, eu ainda tenho várias opções”.

Com o intuito de apoiar os estudantes, desde que entram no Ensino Médio, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicentro deu início a um novo projeto. É o Integra Unicentro, que segundo a pró-reitora Elaine Maria dos Santos, vem para complementar as ações do Pré-Vestibular. Se no Cursinho os alunos do terceiro ano encontram formação específica para as provas de vestibulares e do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), do Integra poderão participar estudantes de todas as séries. “O que a gente espera disso é que a gente prepare esse aluno de uma forma complementar a da escola, para que ele também lá possa ter resultados melhores e que aqui na Universidade a gente receba um aluno melhor ainda”, explica Elaine.

Além de complementar a formação do aluno, o projeto oportuniza o acesso a um conhecimento amplo ao estudante. Assim como no Cursinho, os professores do Integra são acadêmicos dos cursos de graduação da Universidade. A Gabriela Martins Mafra, do Mestrado de Letras, é uma delas. “O que a gente considerou muito nesse projeto é o teor interdisciplinar, de não trabalhar separadas as disciplinas, mas sim mostrar como isso faz parte de uma prática social”, conta sem esconder a empolgação.

A interdisciplinaridade permitirá que uma mesma temática seja abordada a partir da particularidade de cada disciplina. Além disso, como detalha a coordenadora pedagógica do projeto, professora Ana Lucia Suriane, os estudantes poderão participar de atividades culturais e de palestras. “A gente espera que esse projeto frutifique e que, realmente, eles se aproximem, gostem e almejem a Universidade. Na verdade, a gente quer que eles pensem em prestar o vestibular e busquem esse objetivo de vida”.

Atividade é voltada para estudantes do Ensino Médio (Foto: Coorc)

Na aula inaugural do Integra Unicentro os alunos das escolas públicas puderam compreender como funciona a Universidade e foram encorajados a pensar qual área das ciências e qual curso superior lhes interessa. O Guilherme do Nascimento já sabe o que quer e vai aproveitar a oportunidade proporcionada pela Unicentro para alcançar seu objetivo. “Eu tenho a ambição de fazer Direito, eu quero trabalhar com essa parte jurídica. E como eu quero talvez ganhar uma bolsa, eu quero ir bem no vestibular e é por isso que eu estou presente aqui”.

Para colocar o projeto em prática, a Unicentro conta com apoio do Núcleo Regional de Educação e da Cresol. Parcerias que, segundo o vice-reitor da Universidade, professor Osmar Ambrósio de Souza, permitem aos jovens ir além do sonho e conquistar uma educação superior. “Se tem a pretensão que ele descubra, até com muita antecedência, os seus anseios, as suas aspirações, que curso fazer. Além disso, despertar nesse aluno aquela aspiração, aquele sonho e que ele acredite que pode torná-lo realidade”.