Jornada de Serviço Social aborda os direitos da classe trabalhadora

O Dia do Assistente Social é comemorado, anualmente, em 15 de maio. E como forma de celebrar essa data, o curso de Serviço Social da Unicentro realizou a sua Jornada de Estudos 2018, que teve como tema “Serviço Social e Resistência – Na luta pelos direitos da classe trabalhadora”. O evento, ao longo de quatro noites, contou com palestras e mesa-redondas. Segundo a chefe do Departamento, professora Solange Fiuza, proporcionar ao aluno um espaço de reflexão e debate sobre as temáticas que envolvem o cotidiano do profissional do Serviço Social foi um dos objetivos do evento. “Em função da conjuntura que estamos vivendo de desmonte das políticas sociais, de ameaça aos direitos sociais historicamente conquistados pela classe trabalhadora, é um momento de crise diante daquilo que nós trabalhamos diariamente em nossos espaços ocupacionais. E também para que a gente possa de alguma forma, nos fortalecer para a luta e para a resistência, já que isso faz parte da nossa prática profissional”.

Jornada foi organizada pelo Departamento de Serviço Social (Foto: Coorc)

Compartilha da mesma opinião a assistente social Dioneia Edyling Maciel, que participou da mesa-redonda “Serviço Social em movimento: experiências de militância na área”. “A profissão tem 82 anos no Brasil e se desenvolve nesse contexto de lutas, em contextos que perpassam o período de ditadura e, posteriormente, a redemocratização. As lutas sociais e a conquista de direitos estão vinculadas aos movimentos sociais e o assistente social tem estado sempre presente nessas lutas”, afirma.

Apesar de toda a luta que envolve os diretos dos trabalhadores e os movimentos sociais, um dos princípios da Jornada também é integrar acadêmicos e profissionais. Além disso, para o assistente social Enrique Martinez é com a união de todos que o país poderá se tornar mais ativo. “É importante saber que não estamos omissos a tudo aquilo que acontece no nosso dia a dia, mas que a gente está atuante, presente, ativo e participativo, dentro de uma forma ou de outra”.

Os acadêmicos de Serviço Social que participaram, apoiam o tema dos debates e a valorização da importância do assistente social no dia a dia da comunidade. “Sempre importante a gente estar reafirmando a posição da gente. Sempre falando e debatendo a importância dessa resistência, dessa luta em prol dos nossos direitos”, salienta a aluna Elisandra Polovei, do segundo ano. Já a estudante Tiene Duarte, o do terceiro ano, diz que a Jornada Serviço Social propiciou um contato maior com profissionais que atuam na área. “É importante porque acaba possibilitando uma proximidade maior da realidade”, ressalta.