Programa de Iniciação Científica para estudantes do Ensino Médio está com inscrições abertas

Despertar o interesse pela pesquisa científica ou tecnológica em estudantes, antes mesmo deles entrarem em um curso superior. Esse é o principal objetivo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio, o Pibic-EM, do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), executado a partir da parceria com as Instituições de Ensino Superior. A Unicentro é uma das universidades que, ano a ano,  participa do Programa. O Edital para o período 2018-2019 já está aberto e as inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de maio. Participar do Pibic-EM, segundo o diretor de Pesquisa da Unicentro, professor Luciano Farinha, é um diferencial para qualquer estudante que queira fazer um curso superior. “É uma possibilidade de o aluno já sair na frente”, afirma.

Foi, justamente, pensando em se destacar que a aluna do Colégio Estadual Liane Marta da Costa, Thais Regina Gonçalves, procurou participar do programa de IC e participou do Edital 2017-2018. Suas boas notas garantiram que ela fosse uma das indicadas pela escola e, com isso, ela conquistou uma das bolsas disponibilizadas no ano passado. “Eu consegui adquirir novos conhecimentos e habilidades que eu não possuía antes”, conta. Para a aluna, concluir o projeto foi um ganho pessoal e para a futura vida acadêmica. “Agora, posso começar a estudar em uma faculdade sabendo fazer uma pesquisa de maneira correta e bem estruturada”.

Outra proposta do Pibic-EM é incentivar os professores das universidades a se aproximarem das escolas públicas. Afinal, é através das orientações de um docente universitário que o aluno vai executar o trabalho científico ao longo de doze meses. UM dos orientadores de alunos de Ensino Médio na Unicentro é o professor Carlos Alberto Kühl, do Departamento de Contábeis. Ele conta que, para esses estudantes, a Iniciação Científica é uma forma de aprender a buscar informações corretamente. “Na grande maioria dos casos, você consegue verificar que eles começam a entender o que é uma pesquisa e como é que ele deve proceder. Se houver um processo contínuo disso, eles terão facilidade quando chegarem ao Ensino Superior”, acredita Kühl.

Nesse ano, podem participar do Pibic-EM estudantes da primeira e da segunda série dos colégios estaduais Newton Felipe Albach e Padre Chagas, de Guarapuava, e do Trajano Grácia, de Irati. Depois das inscrições, a seleção dos alunos é feita pelos supervisores das escolas, que irão receber uma bolsa mensal no valor de cem reais, como forma de incentivo à dedicação ao desenvolvimento do projeto, entre os meses de agosto desse ano de julho de 2019.