Campus de Irati tem primeira sessão do projeto Unicine

A primeira sessão do Unicine reuniu os acadêmicos do Campus de Irati, no auditório Denise Stoklos, para a exibição do filme A Riviera não é aqui. O projeto é promovido pela Divisão de Promoção Cultural (Diproc) e conta com a parceria dos departamentos de História e Letras, do campus de Irati. De acordo com a professora Alexandra Lourenço, que é chefe da Diproc, a ideia é promover um momento de lazer para a comunidade do Campus e, ao mesmo tempo, instigar discussões sobre os filmes apresentados. “O cinema, de modo geral, é uma atividade cultural e lúdica. É um momento de descontração que permite, inclusive, você compartilhar o momento com amigos, com colegas de trabalho. A ideia é ter aqui, no Campus, uma tarde de cinema por mês, que permita pensar e viver a cultura cinematográfica e ter espaços de relações sociais”, afirma.

Unicine terá exibição toda primeira quarta-feira do mês (Foto: Coorc)

A escolha dos filmes fica por conta dos professores dos departamentos parceiros do projeto. A cada mês, o docente responsável pela sessão, além de levar o longa-metragem escolhido, também deve organizar um debate após a exibição. A coordenadora da primeira sessão, professora Vania Vaz, afirma que a escolha da comédia A Riviera não é aqui se deu porque o filme mostra o preconceito presente nas diferenças regionais. “Seria muito importante encontrar algo para toda a comunidade acadêmica. Vendo a realidade do nosso curso de História, escolhi uma comédia vista por mais de 20 milhões de pessoas no ano em que ela foi lançada, e que discute as diferenças regionais. Mas, principalmente, as diferenças nas expectativas, que você pensa que algo não é bom, e você vai se surpreender e se realizar numa região”.

Segundo Alexandra, deixar o tema livre, para que cada professor escolha um filme que tenha a ver com sua área de pesquisa, é uma forma de surpreender quem participa do Unicine. Para a acadêmica Danieli Klein, que cursa Turismo, o longa-metragem trouxe a oportunidade de entender um pouco mais sobre essas diferenças regionais e abriu a possibilidade para conhecer diferentes visões sobre a obra. “Eu achei bem interessante, porque o filme abordou um tema que a gente tem um preconceito, que é com outras regiões que a gente não conhece, e o filme mostrou isso. Eu pretendo participar mais, porque além de assistir a um filme, você tem a oportunidade de debater, entender o ponto de vista de outra pessoa e expor a tua opinião”, expõe.

O projeto é voltado para a comunidade acadêmica, mas também é aberto às escolas. Os colégios que tenham interesse em participar devem entrar em contato com a Diproc. O telefone é (42) 3421-3054. A classificação indicativa dos filmes é de 16 anos. No total, oito filmes serão exibidos no projeto Unicine. As sessões são sempre na primeira quarta-feira de cada mês, no Auditório Denise Stoklos, com entrada franca.