Inscrições para participar da mostra Arte² seguem abertas até 17 de maio

Pequenos espaços, grandes ideias. Essa máxima pode muito bem ser aplicada a mostra Arte² promovida, anualmente, pela Diretoria de Cultura da Unicentro, a Dirc. O desafio para os participantes é fazer arte em um espaço de 12 x 12 centímetros. A Diretora de Cultura da Unicentro, professora Iris Tomita, explica que a linguagem é livre. “A mostra Arte² é um espaço para todas as formas de expressão. Pode ser poesia, bordado, gravura, fotografia, a única regra é seguir o tamanho pré-estabelevido”, salienta.

Unicentro já realizou duas edições da mostra Arte² (Foto: arquivo Coorc)

E para quem deseja expor seu talento na edição de 2018 basta preencher um formulário, disponibilizado da página do Facebook da Dirc. Depois de preencher as informações pessoais e sobre o obra, o artista deve entregar a peça na Diretoria de Cultura, que fica no Campus Santa Cruz, até o dia 17 de maio. É importante ressaltar que cada pessoa pode fazer inscrever até dois trabalhos e cada um deles pode englobar até três quadrados de 12 x 12 centímetros. A Diretoria de Cultura solicita ainda que os participantes enviem uma fotografia do trabalho, mesmo que este ainda não esteja finalizado, para o e-mail da Dirc. O objetivo é facilitar a identificação das obras e dos artistas.

A professora Vanessa Seves Deister Sousa, do curso de Arte da Unicentro, já entregou sua obra na Dirc. Ela produziu um móbile com três peças, uma série chamada “Centopeia”. Esta é a segunda vez que a docente participa da mostra porque acredita ser uma provocação fazer arte em um espaço tão pequeno. Além disso, Vanessa vê no evento uma ótima oportunidade para artistas que estão começando. “Exposições coletivas são muito importantes para artistas em início de carreira, em especial para os alunos do primeiro ano de Artes”, avalia.

Mas a mostra não é destinada apenas a artistas e a pessoas da Unicentro. A comunidade externa também pode participar. “A ideia é promover uma exposição coletiva. E o que tem nos surpreendido é que muitas pessoas estão ligando para ver como participar, inclusive muitas escolas da cidade”, conta Íris. Ainda de acordo com a diretora de Cultura, o desafio para essa terceira edição da Arte² é superar o número de obras do ano passado, quando 55 trabalhos foram expostos no Campus Santa Cruz.

A terceira edição da mostra Arte² vai ser realizada entre os dias 22 de maio e 15 de junho no Centro de Exposições da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), no campus Santa Cruz.