Seminário de Dissertações em andamento dá início as atividades 2018 do Mestrado em Letras

Os alunos do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) iniciaram o ano letivo de 2018 participando do Seminário de Dissertações em Andamento, o Sedan. O evento, que é anual e chegou em 2018 a sua sexta edição, é uma forma dos estudantes divulgarem uma prévia das pesquisas em desenvolvimento e, assim, receberem contribuições do próprio orientador e, também de um convidado, o professor arguidor.

Programação contou com palestras e mesas-redondas, além das apresentações das dissertações em andamento (Foto: Márcio Nei)

Maria Andréia Blum é aluna do Programa e reconhece a importância dessa apresentação inicial da pesquisa para o público. “Faz toda diferença. Você está focado no seu trabalho e a oportunidade de apresentar para os colegas, para os professores e ter uma resposta, te dá um novo rumo”, acredita. Quem orienta as dissertações também defende o valor do Sedan na construção das pesquisas. Esse é o caso da professora Raquel Terezinha Rodrigues. “É uma maneira da gente divulgar o trabalho e mostrar para os alunos da graduação também, para a comunidade acadêmica, como as pesquisas se desenvolvem, qual é o processo, os passos que essas pesquisas devem ter”.

A professora Raquel reforça ainda a importância de se contar um professor que não tem o olhar contaminado pela pesquisa, como é o caso do orientador, comentando os trabalhos. “A gente está muito em cima da pesquisa e conversando muito com o orientando. Então, o professor arguidor traz uma luz, às vezes, sugestões de bibliografia que a gente deixa passar”. Uma das pessoas que trouxe essa visão diferenciada para a pesquisa dos mestrandos foi o professor Edson Santos Silva. “O papel do arguidor é iluminar o trabalho do mestrando. Cabe a nós a leitura atenta do texto, ver o aspecto metodológico, sobretudo teórico, se o caminho escolhido pelo aluno está correto”, aponta.

Atividades reuniram professores, egressos do PPGL, e alunos do Mestrado (Foto: Márcio Nei)

Outro destaque da edição deste ano foi a realização, conjunta ao Sedan, do I Simpósio do Laboratório de Linguagens, Variação e Ensino, o Simlive. “A gente congregou os dois eventos em um, buscando ampliar um pouco a proposta de trabalho do Sedan, reforçando esse outro viés que é o ensino, para fortalecer também esse espaço, dentro da proposta do mestrado”, fala sobre a iniciativa a coordenadora do PPGL, professora Lídia Stutz.

A programação do Simlive contou com palestras, mesas-redondas, minicursos e comunicações orais. O evento foi aberto a alunos de outros cursos – como Pedagogia, História e Arte -,além de membros de fora da comunidade acadêmica, como professores da rede básica de ensino. “A gente também está sempre nas escolas trabalhando junto com os professores. Então, nós acreditamos que esse seria um momento muito pertinente para fortalecer essa parceria e, também, para ter um espaço para que esses professores da formação continuada consigam estar aqui conosco, tenham esse espaço, porque é claro, nós precisamos dar retorno também, por meio da extensão à população de modo geral”, finaliza a professora Lídia.