Calouros do Campus Cedeteg são recepcionados pela Unicentro

Segundo o dicionário, calouro significa aluno novato. E aqui na Unicentro, o aluno que chega à Universidade recebe uma atenção especial. Apresentar o local em que ele vai passar boa parte do seu tempo durante os próximos anos é uma dessas formas de acolhimento. Para isso, a administração central realiza, ano a ano, as recepções de calouros nos três campi universitários. “É mostrar aos nossos alunos que eles são bem vindos. Com essa recepção, demonstramos que estamos a disposição para o diálogo, o entendimento. Os outros objetivos são levar aos nossos alunos um conhecimento do que é a Universidade, como é que aqui se ensina, se faz a produção do conhecimento e a transferência dessa tecnologia por meio da extensão”, descreve o vice-reitor da Instituição, professor Osmar Ambrósio de Souza.

A cada ano, a Universidade oferta várias oportunidades aos calouros. Projetos de ensino, pesquisa, extensão, assistência estudantil e também a mobilidade nacional e internacional. E agora, no início da jornada acadêmica desses alunos, segundo o diretor do Campus Cedeteg, professor Fabio Hernandes, é a hora de acolher. “Este é o momento oficial em que a nossa Universidade, a nossa estrutura universitária se apresenta aos nossos estudantes. Então, é o momento de dar as boas vindas; um momento em que eles passam a conhecer um pouco mais o que é a nossa Unicentro, quais são as atividades que aqui são desenvolvidas”.

A Unicentro, como uma instituição pública, é composta por uma grande estrutura. São pró-reitorias, departamentos, coordenadorias e em todos esses lugares existem professores e funcionários. Eles compõe, junto com os estudantes, a comunidade universitária. “Nós também, como Departamento, temos o costume de sempre fazer uma apresentação dos professores, chefe e vice-chefe, para fazer essa aproximação inicial. Nós temos o site do curso, nós mostramos para eles os regulamentos internos, de estágio. A gente sempre tem esse hábito. E nós oferecemos inúmeros projetos para os nossos alunos – tanto de extensão, como de pesquisa, monitorias”, conta a vice-chefe do Departamento de Nutrição, professora Adriana Masiero Kuhl.

Umas das ferramentas para colaborar com a recepção aos calouros foi um vídeo apresentado pelos próprios alunos da Universidade. O ingressante do curso de Química, Gabriel da Silva Antunes, já entendeu como é o entendimento da Universidade. “A estrutura é bem boa, bem maior do que eu imaginava. E os professores tinham me falado que é uma boa Universidade”.

Calouros são apresentados à comunidade universitária curso a curso (Foto: Márcio Nei)

34. melhor Universidade do país, a Unicentro tem várias atividades para além daquelas de sala de aula. Depois da recepção, já tinha novato pensando em Iniciação Científica, a exemplo da Liliane Lieseski, acadêmica de nutrição. “As minhas expectativas são entrar em um projeto de extensão ou pesquisa”. E outros ainda que já programam uma mobilidade, como a estudante de Fisioterapia, Maria Clara Spyra. “Eu consegui entender um pouco mais do que a Universidade tem para me oferecer. Poder viajar, fazer intercâmbio. Então, a Unicentro ela pode oferecer muita oportunidade para minha vida profissional”.

Informado, é hora do calouro começar a trilhar a caminhada cheia de possibilidades em direção ao conhecimento e ao crescimento profissional e pessoal possibilitados pela Universidade.