Relação extensão, ensino e pesquisa é tema de coletânea organizada por professora da Unicentro

Reunir vivências da extensão que servirão como subsídio teórico para a produção do conhecimento científico extensionista. Essa é a proposta do livro “A extensão universitária e a produção do conhecimento: caminhos e intencionalidades”, organizado pelas professoras Ana Lúcia Crisóstimo, do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), e Rosemari Monteiro, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

A obra, de acordo com a professora Ana Lúcia, aborda reflexões teóricas sobre as interconexões da extensão universitária com o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a inovação tecnológica. “O livro trata do papel da extensão universitária e suas interfaces com o ensino e com a pesquisa. Hoje está em pauta a questão da curricularização na graduação e na pós-graduação. Então, o livro traz temas como a questão do impacto social das ações de pesquisas que são desenvolvidas em termos de mestrado e doutorado. Temos ainda, a interface universidade-empresa e, também, experiências de sucesso na extensão de várias universidades, explica.

A professora Ana Lúcia é uma das organizadoras do livro (Foto: Márcio Nei)

A coletânea é composta por dez capítulos escritos por autores de diferentes instituições como Unicentro, Faculdade Guairacá, Universidade Federal da Fronteira Sul e UTFPR. Uma das autoras é a professora Cristiane Kiel, da Faculdade Guairacá. Para ela, colaborar com a produção da obra foi uma forma de divulgar os resultados positivos alcançados por meio de ações extensionistas, além de incentivar a utilização e a disseminação do conteúdo abordado.

O objetivo é demonstrar que a extensão é realmente importante, que é um ótimo subsídio para a ciência na área de ensino. O que a gente, de fato, espera é que esses alunos tenham acesso a esse material, que os professores que já estão atuando tenham acesso a esse material e possam multiplicar, possam replicar tudo aquilo que a gente constrói dentro do espaço da Universidade porque a gente constrói aqui, mas o objetivo é que seja desenvolvido lá fora”, diz.

A professora Ana Lúcia ainda ressalta a importância de reunir diferentes perspectivas em um mesmo projeto. “As obras no formato de coletânea possuem um valor acadêmico maior quando a gente consegue agregar autores de diferentes instituições e que todos estejam olhando para o mesmo objeto, com a mesma finalidade”.

A Pró-Reitora de Extensão e Cultura, professora Elaine Maria dos Santos, também esteve no lançamento da obra e destacou a importância do material para a nossa Universidade como forma de incentivo à realização de ações extensionistas em todos os níveis de formação. “Esse livro retrata, justamente, essa rede completa que é a extensão lá na base da graduação, que passa pela pós-graduação e que vira objeto de pesquisa. É um produto clássico dessa realidade, mostrando que pode existir extensão em todos os níveis de formação e isso, somado a uma formação científica, que dá ao estudante a vivência da extensão, da pesquisa e a experiência da comunidade, eu acho que é uma formação muito rica que só tem a somar para o nosso estudante seja da graduação ou da pós-graduação”, acrescenta.

Na mesma ocasião do lançamento da coletânea também foi realizada a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Para o vice-coordenador do programa, professor Sandro Aparecido dos Santos, esse momento é uma forma de reunir os novos mestrandos e dar boas-vindas. “A aula inaugural tem uma forma de fazer com que o aluno perceba que está inserido no processo. É uma forma de valorização, de fazer com que ele perceba que é parte do programa e que tem também um compromisso com a gente. Então, nesse momento, a gente firma compromissos e faz com que eles percebam que é preciso empenho no processo para alcançar o tão desejado título de mestre”, destaca.

Para a mestranda Ana Carla Primak, que participou do evento, a aula inaugural é um momento importante e um incentivo para o período de formação no Programa. “Acaba sendo muito importante porque fazer parte do Mestrando é fazer com que nós tenhamos a oportunidade de aprimorar nossos conhecimentos. É uma maneira de enriquecer o verdadeiro significado, no que rege e no que deveria ser, e o que a gente procura mudar na verdadeira educação”, avalia.