Aula inaugural marca começo das atividades de 2018 do Mestrado Profissional em Administração

Caminhos, oportunidades, e desafios para o Strictu Sensu em Administração no Brasil”. Esse foi o tema da palestra ministrada pelo professor Luciano Munck, na aula inaugural do Programa de Mestrado Profissional de Administração (PPGAdm). O docente da UEL (Universidade Estadual de Londrina), que também atua como avaliador de programas de pós graduação para o MEC (Ministério da Educação), procurou traçar um panorama geral do que os novos mestrandos terão pela frente.

Para o professor Luciano, os programas de Pós-Graduação no país precisam trabalhar para responder as dúvidas e aos problemas que estão em pauta na sociedade e não simplesmente produzir artigos. “O Stricto Sensu, no Brasil, não deve estar voltado para titular pessoas, mas sim para produzir conhecimento, que é o que transforma a sociedade. A trajetória até aqui, porém, indica um cenário que está muito fechado, muito hermético, está conversando pouco com a sociedade”.

Ele ressalta ainda a importância de se trabalhar esse tema logo no começo do Mestrado, evitando que os discentes inseridos no Programa foquem seus esforços em pesquisas sem retorno social. “Quando você esclarece, já desde o início, para que uma Pós-Graduação deveria existir e o que ela deveria fazer, todo mundo já fica atento e não cai nessa armadilha de se fechar”, afirma.

Aula inaugural foi ministrada pelo avaliador do MEC, pesquisador e professor Luciano Munck (Foto: André Frutuoso)

A palestra do professor Luciano marcou o início de um nova turma do PPGAdm. “A expectativa com as turmas que começam são sempre grandes. Então, a gente faz um processo seletivo, tenta selecionar os melhores alunos, aqueles que no processo indicam ter mais condição, mas é sempre uma surpresa e depende muito deles”, avalia o coordenador do programa, professor Marcos Kühl.

Outro ponto que o professor Marcos lembra é sobre o papel que o Mestrado Profissional em Administração tem para Guarapuava e região. Além de ser um dos primeiros no interior do estado, ele cita como fator positivo a inserção de profissionais qualificados no mercado, bem como a formação de professores para as instituições de ensino superior da cidade. “O nosso Programa de Mestrado em Administração é um dos primeiros no interior do Paraná. A gente acredita que vamos conseguir contribuir significativamente para a região. Num espaço bom de tempo, isso vai poder ser sentido”.

Em 2017, o PPGAdm passou por sua primeira avaliação quadrienal, realizada pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), e manteve o conceito três, ainda assim, segundo o professor Marcos Faria, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unicentro, o resultado foi positivo. “É a primeira avaliação completa que o curso passa. Além disso, na comparação com o conjunto dos outros programas que foram avaliados em nível nacional, nós atingimos bons indicadores em todos os quesitos. E, nesse ano, os cursos avaliados pela primeira vez, mesmo atingindo índices favoráveis, de uma maneira geral, foram mantidos no conceito anterior”.