Direitos humanos e linguística aplicada indisciplinar pautam aula inaugural do Mestrado em Letras

Inquietação. Segundo a professora Ana Paula Marques Beato Canato, é isso que move um bom pesquisador. E foi a partir dessa tônica que a docente da Universidade Federal do Paraná (UFPR) ministrou a aula inaugural do Programa de Pós Graduação em Letras (PPGL) da Unicentro. Com o tema “Discursos e Contra-Discursos sobre Direitos Humanos na Redação do Enem”, a pesquisadora apresentou parte da pesquisa que está desenvolvendo como pós-doutoramento e trouxe para os mestrandos uma concepção diferente sobre a linguística aplicada, a chamada “indisciplinar”.

Se não estamos inquietos, naturalizamos e essencializamos. Nós temos que tentar fazer o caminho oposto. Foi isso que eu tentei: mobilizar e trazer uma concepção um pouco mais recente a respeito da linguagem e também um tema, que eu acho, tem a ver com todos nós”, pondera. Durante a explanação, a professora abordou o tema da redação do último Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e, sobretudo, a decisão judicial que determinou a suspensão da regra que previa nota zero a quem desrespeitasse os direitos humanos no texto. “Eu comecei me questionar a respeito do movimento Escola sem Partido e, aí, surgiu no meio de tudo isso, essa polêmica com relação aos direitos humanos e ao politicamente correto. Por isso, eu resolvi me engajar nesse percurso”, conta a docente.

Tema da aula inaugural foram os direitos humanos sob a ótica da linguística indisciplinar (Foto: Márcio Nei)

A aula inaugural teve a participação dos professores que atuam no PPGL e também dos 20 mestrandos que ingressaram esse no programa. Gabriela Martins Mafra é uma dessas novos estudantes e garante que o evento foi um ótimo espaço para reflexão. “Foi muito instigante. A professora Ana Paula nos pôs para pensar sobre todos esses questionamentos a respeito da linguagem e da própria sociedade. E nos fez entender também a importância do mestrado, de como ele vai ser um ambiente profícuo para a discussão”, avalia.

Já a coordenadora do PPGL, professora Lidia Stutz, defende que a temática abordada é essencial, visto que ela vai ao encontro do atual momento pelo qual passa o país. “Trazer a questão dos direitos humanos é de fundamental importância, principalmente pensando no governo que temos. É um tema importante a ser trabalhado também na sociedade de forma geral, mas para os pesquisadores, os nossos futuros mestres, é ainda mais pertinente”, ressalta.

Entre os veteranos do Programa de Pós-Graduação a aula também teve boa aceitação. A mestranda Juliana Regiani Pereira vai defender a dissertação em dezembro e conta que participar da atividade possibilitou pensar sua prática em sala de aula e, também, a pesquisa que está desenvolvendo. “Estou pesquisando sobre a percepção de futuros professores de língua materna, querendo ou não, uma palestra como a de hoje interfere nas minhas reflexões. Então, para minha pesquisa foi bem importante”, avalia.

Atividade também integra alunos das turmas 2017 e 2018 (Foto: Márcio Nei)

O Programa de Pós-Graduação em Letras da Unicentro existe desde 2011 e, na última avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior), obteve nota quatro. Por isso, a coordenação do PPGL aguarda um parecer do órgão para dar início ao curso de Doutorado. “Nós temos grandes expectativas para, a partir de junho, no máximo julho, termos uma resposta positiva da Capes. E se assim for, teremos, provavelmente no início do ano que vem, os trabalhos já com o Doutorado na Unicentro”, reitera a professora Lidia Stutz.