Calouros dos cursos lotados no Campus Irati são recepcionados pela Universidade

Entrar na Universidade é descobrir um novo mundo. São muitos corredores, com bastante gente diferente vinda de diversos lugares. É por situações como essas que passam os novos estudantes quando iniciam a graduação. Para ajudá-los nessa etapa, a Unicentro, ano a ano, prepara uma recepção para os calouros. Em 2018, esse ritual de desejar boas-vindas começou pelo Campus de Irati.

O gesto de acolhimento, segundo o reitor da Instituição, professor Aldo Nelson Bona, já é uma tradição na Unicentro. “O objetivo é deixar claro que ele, realmente, importa para a Instituição e, também, que a Instituição oferece uma série de coisas além do cotidiano de sala de aula, que ele não pode perder a oportunidade de aproveitar essa série de coisas, pois isso é o diferencial da sua formação”, defende.

Nesse ano, quase dois mil novos alunos ingressaram na Unicentro. Na recepção, além de serem apresentados aos chefes de departamentos, diretores de setores de conhecimento e de campus, e ao reitor e vice-reitor da Instituição, os calouros também puderam conhecer a Universidade através de um vídeo institucional. O audiovisual apresenta as estruturas administrativas e pedagógicas da Unicentro, explica como elas funcionam e mostra aos estudantes as diversas possibilidades que eles encontrarão aqui. “A gente conta um pouco da estrutura administrativa da Universidade. Um pouco das oportunidades que eles podem ter – tanto de se envolver no ensino, na extensão, na pesquisa; também na mobilidade acadêmica dentro do país, fora do país”, explica  o professor Afonso Figueiredo Filho, diretor do Campus Irati.

Iniciação científica, projetos de extensão, monitoria, grupos PET, intercâmbio… É muita coisa para fazer! O Matheus Oliveira, calouro do curso de Engenharia Florestal, mesmo estando no primeiro semestre, já almeja fazer um intercâmbio durante a graduação. “A Unicentro tem uma parceria bem forte com a Alemanha. Eu gostaria muito de ir para a Alemanha, tanto que tem os cursos de língua e estou pensando em entrar no segundo semestre”, adianta.

Recepção apresentou aos estudantes oportunidades ofertadas pela Universidade para além da sala de aula (Foto: Edson Golinski)

A professora Andrea Nogueira Dias, chefe do Departamento de Engenharia Florestal, explica o que o aluno que se interessou pelas atividades apresentadas na recepção aos calouros, deve fazer. “Nós recomendamos aos alunos a irem direito na chefia de Departamento, porque lá a gente pode encaminhá-los para conversar com os professores dos laboratórios”.

Dúvidas que a estudante de Engenharia Florestal, Rafaela Santos aproveitou para tirar durante a recepção aos calouros. “Ajuda porque todos temos algumas dúvidas no início”. O João Silvério que é calouro de Fonoaudiologia, por exemplo, depois de conhecer um pouco sobre as possibilidades para além da sala de aula que a Unicentro oferece, já começou a pensar no futuro. “Eu pretendo fazer uma extensão, alguma coisa mais aqui. Eu quero me especializar”, afirma.