Aula inaugural é mais uma ação integrada dos departamentos de Engenharia Ambiental e Florestal

“A união faz a força”. O ditado popular está longe de ser um chavão para os cursos da área de Engenharia ofertado no Campus Irati da Unicentro. Isso porque, desde que passaram a se apoiar mutuamente, os Departamentos de Engenharia Ambiental e Engenharia Florestal saíram ganhando em igual proporção. A mais recente ação conjunta dos cursos foi a aula inaugural 2018.

O diretor do Campus, professor Afonso Figueiredo Filho, que é docente do Departamento de Florestal, comemora essa aproximação e as ações conjuntas. Para ele, todos – professores e alunos – saem ganhando com esse movimento. “Nós tivemos tempos que a Engenharia Florestal e a Engenharia Ambiental não se cruzavam muito. Mas, aí, hoje vemos uma realidade totalmente diferente. As duas chefes trabalham juntas”, disse.

Estudantes de graduação, mestrado e doutorado – além dos professores – lotaram o Auditório na Aula Magna 2018 (Foto: Raphael Gierez)

A chefe de departamento de Engenharia Florestal, professora Andrea Nogueira Dias, concorda com o professor Afonso. Para a docente, sempre que as ações conjuntas são pensadas, o intuito é agregar conhecimento para os dois lados. “Vem a somar nesse objetivo de unificação desses dois cursos no quesito graduação e pós-graduação. Por isso, a escolha do tema meio ambiente, focando a sustentabilidade e legalidade, um tema amplo que vai atender a ambos os cursos”.

O responsável por trazer esses temas para a comunidade universitária foi o engenheiro florestal e ex-deputado federal pelo Paraná, Luciano Pizatto. Ele esteve no Campus de Irati e conversou com a equipe de reportagem da Unicentro poucos dias antes de morrer, num hotel de Brasília, vitimado por um mal súbito. “Isso é fundamental na formação dos estudantes pois permite que pessoas que têm conhecimento geral possam vir a Universidade trazer sua experiência de vida e, ao mesmo tempo, provocar novas ideias, né? O que nós estamos precisando nesse país é que as pessoas pensem e para pensar você tem que ser provocado, senão você não consegue evoluir”, defendeu.

A reformulação das leis ambientais brasileiras chamaram a atenção de João Gabriel Paludeto, mestrando em Ciências Florestais. “Principalmente a questão do código florestal brasileiro, que foi reformulado há um certo tempo e tem muita discussão em cima disso – se é algo bom, se não é. Bastante polêmica”.

Luciano Pizzatto ministrou a conferência poucos dias antes de sua morte (Foto: Raphael Gierez)

A professora Jeanette Beber de Souza, chefe do Departamento de Engenharia Ambiental, destacou a importância para o aluno, que inicia a graduação na Unicentro, ter esse contato com temas decisivos para formação e atuação logo no início da sua trajetória acadêmica. “O primeiro contato dos alunos e já com uma palestra importante dessa. E, ao mesmo tempo, conhecendo outros colegas, interação com outros colegas de ambos cursos, professores também. Então, é sempre algo bem positivo”, avaliou Jeanette.

Quem aproveitou o momento de aprendizado e interação foi o calouro de Engenharia Ambiental, Jesuelton Lachman. Para ele, a recepção foi um incentivo para perseverar no caminho do ensino superior até a conclusão do curso. “Eu vejo que é bom para a gente se interessar um pouco mais pelo e se interar mais sobre o curso”.