Segurança para pessoas idosas é tema de aula inaugural 2018 da Unati

Para os acadêmicos dos cursos de graduação da Unicentro o ano letivo começou em fevereiro, mas para quem frequenta a Unati (Universidade Aberta a Terceira Idade), as atividades só tiveram início nesse mês de março. E para marcar o retorno desses alunos tão especiais foi promovida uma aula inaugural, como conta a coordenadora do projeto, Maria Regina Vargas. “Todo começo do ano, nós gostamos de fazer uma aula diferente para juntar todos os unatianos, porque alguns escolhem atividades que têm mais afinidade com o seu tipo de ser. Então, acaba ficando difícil juntarmos todo grupo”, explica.

O tema escolhido para a aula inaugural de 2018 foi segurança. O aspirante a oficial da Polícia Militar, Frederiko Torres de Novais, ministrou a palestra e apresentou medidas preventivas que garantem às pessoas idosas mais segurança dentro e fora de casa. “A prevenção é a primeira medida a ser tomada. Então, atenção redobrada. Alguns cuidados com produtos que vão estar sendo portados pelas pessoas idosas, como bolsas, carteiras, celulares. São pequenas medidas que podem diminuir a oportunidade de assaltos”, exemplifica.

Outro objetivo do encontro foi apresentar aos unatianos o cronograma de atividades do projeto de extensão para 2018 e, também, alguns dos professores. Entre os cursos ofertados nesse ano estão anto, tai-chi, informática, dança do ventre, taekwondo, idiomas e atividades físicas funcionais. Além de uma novidade, a oficina “Café com Prosa”, que será ministrada pela professora Clarice Aparecida Telles da Rocha. “Será uma coisa bem informal, sem cerimônias, sem nenhum formato muito rígido. São saberes que serão disseminados por esse grupo que aderiu ao projeto, cada uma escolherá um tema, irá pesquisar e estudar um pouco para falar para o seu grupo e colocará esse tema na discussão, na pauta”, detalha.

Segundo a coordenadora da Unati, as expectativas para o início das atividades estão altas. “Nós tivemos um número bastante grande de matrículas novas. Então, isso nos deixa mais otimistas, mais entusiasmados”, ressalta Maria Regina.

E uma dessas novas matrículas é a da Dona Rosemilda Nunes Ferreira. Ela se aposentou no ano passado e, agora, decidiu ingressar na Unati. O objetivo, segundo ela, é conhecer novos amigos e continuar aprendendo. “A gente é acostumado a vida inteira trabalhando, interagindo com o público e na Unati eu vou continuar em contato com o pessoal, fazendo novas amizades e adquirindo conhecimentos também”, salienta.