Programa Paraná Fala Francês é lançado, oficialmente, em Curitiba
O Palácio do Iguaçu foi palco do lançamento do Programa Paraná fala Francês, no último dia 13. O programa faz parte de uma ação maior do Plano Estratégico da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), que é o “Paraná fala Idiomas”, cujo objetivo é contribuir com a promoção da internacionalização das universidades estaduais do Paraná.
Na ocasião, os coordenadores institucionais do Paraná Fala Francês e os professores selecionados para ministrarem as aulas do programa participaram de worshops temáticos para capacitação linguística e pedagógica. O treinamento foi ministrado por docentes das universidades de Montreal, Quebéc de Montreal (UQAM) e McGill. Os temas abordados foram sobre testes de nivelamento, plano curricular, planejamento e seleção de materiais didáticos e integração de tecnologias no ensino de línguas.
Em agosto de 2017, o governador Beto Richa esteve em Montreal, no Canadá, onde confirmou o acordo geral de cooperação com a região. A proposta tem como objetivo desenvolver parcerias na área audiovisual e no ensino da língua francesa no Paraná. O Programa Paraná Fala Idiomas, executado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, por meio das sete universidades estaduais irá coordenar as ações que irão apoiar o processo de internacionalização.
O novo programa tem como objetivo fomentar parcerias com países falantes de língua francesa, a fim de promover ações conjuntas em prol da qualificação, fortalecimento e expansão do Programa Paraná Fala Idiomas. “Estamos investindo na consolidação do processo de internacionalização desenvolvido pelas universidades estaduais. Trata-se de um programa que vai estimular ações diretas e intensivas em rede no contexto universitário, que contribuam para a execução de programas de mobilidade internacional”, destacou o secretário João Carlos Gomes.
Segundo a coordenadora estadual do Paraná Fala Francês, Eliane Segati, o programa inicia de forma consciente e estruturada, com parceiros que são referência no ensino de francês como língua estrangeira, possibilitando à equipe do programa uma capacitação intensiva e qualificada, com perspectivas de ampliação das ações em conjunto que contribuirão para o desenvolvimento do processo de internacionalização do Estado.
Serão ofertados cursos que viabilizem a utilização da língua francesa e auxiliem na formação de docentes de diferentes áreas do conhecimento. “Esses e outros cursos previstos contribuirão para potencializar as publicações em revistas internacionais, e também contribuirão para o preparo da comunidade acadêmica para o cenário da pesquisa, do ensino e da extensão, a partir de um cenário de diversidade linguística e cultural”, reforçou a coordenadora.
O Programa terá como parceiros o Governo Canadense, representado pela Languages Canada, uma associação do setor de educação linguística do país, o Consulado da França e a Aliança Francesa de Curitiba.
* com informações da Assessoria de Comunicação da Seti