Inscrições abertas para edição 2018-2019 dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica

Amanda Pieta é formada em jornalismo. E assim que terminou o curso, já emendou com o Mestrado em Letras. O interesse dela pela pesquisa começou ainda na graduação, com a Iniciação Científica. Etapa que ela acredita ter sido fundamental na conquista da vaga no Programa de Pós-Graduação. “No processo de seleção, o currículo é analisado e os avaliadores perguntam se você teve produção científica durante a Universidade. E a IC, então, é muito importante porque faz com que conquista pontos e elimine outros candidatos”, defende.

Assim como Amanda, Arthur Moriconi também aproveitou a possibilidade de desenvolver pesquisas de Iniciação Científica durante a graduação. Estudante do quarto ano de Economia, ele está concluindo seu terceiro e último projeto de IC. Os resultados, para ele, vão alám do ambiente acadêmico. “A Iniciação Científica produz mudanças de postura tanto no profissional como no pessoal, para todos alunos. Amadurece bastante”.

O pensamento e a prática científica é o que o programa desenvolve ao longo do ano nos alunos, através da orientação de professores pesquisadores qualificados. Uma das docentes que, ano a ano, participa do processo de Iniciação Científica á a Zoraide Costa, do Departamento de Ciências Econômicas. Ela á a orientadora de Arthur durante a IC e garante que quanto mais cedo o aluno iniciar na pesquisa, mais facilidade ele vai ter no desenvolvimento do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). “O Arthur começou desde que entrou na Universidade. Ele está na terceira Iniciação Científica e vem acompanhando sempre um tema que ele gosta, que é a questão da agricultura familiar. Agora, ele mesmo foi aumentando seu conhecimento e vai fazer o TCC, justamente, nessa linha”, conta.

O estudante concorda com a avaliação da orientadora. “Agora virou algo mais natural, né? Até mesmo na parte de publicação de artigos, de resumos expandidos e na continuação de Iniciação Cientifica. A pesquisa passou a fazer parte da minha vida”, diz Arthur. E para os estudantes que, como Arthur e Amanda, gostam do universo da pesquisa esse é o momento de pensar num projeto e procurar um professor-orientador. Isso porque as inscrições para a edição2018-2019 dos Programas de Iniciação Científica (Proic e Pibis) e Tecnológica (Proit) da Unicentro já estão abertas e podem  ser realizadas até o próximo dia 21. O professor Luciano Farinha, que é diretor de Pesquisa da Unicentro, conta que são duas as possibilidades: a IC voluntária e a IC remunerada, com o auxilio de uma bolsa mensal. “A modalidade com bolsa a indicação é do professor. E a voluntaria também. O que que geralmente ocorre? Aquele aluno que em um ano ele foi voluntário, é um aspirante para concorrer uma bolsa com o professor no seguinte”.

Com o orientador definido e o projeto pronto, o aluno deve se inscrever pelo SGU (Sistema de Gestão Universitária). A seleção contempla a análise da documentação do professor e do aluno, incluindo a viabilidade de execução do projeto de pesquisa proposto. Já a produção científica do pesquisador é que vai definir sua classificação entre todos os docentes inscritos e se o aluno terá direito a bolsa ou não.  Os projetos aprovados são desenvolvidos ao longo de 12 meses – de primeiro de agosto desse ano até 31 de julho de 2019.