Professores e estudantes de Agronomia fazem visita técnica ao Show Rural

Com o objetivo de conhecer as novidades do setor agropecuário, um grupo de alunos e professores do curso de Agronomia da Unicentro fez uma visita técnica ao Show Rural, realizado anualmente pela Coopavel Cooperativa Agroindustrial, em Cascavel. A feira agropecuária é a maior do país e, neste ano, chegou a sua trigésima edição.

De acordo com o professor Leandro Rampim, responsável pela viagem, o convite para que o grupo participasse do evento partiu do próprio Show Rural, que também custeou parte das despesas da visita. No total, a comitiva da Unicentro no Show Rural foi formada por 87 pessoas, entre alunos e professores. “Baseado nesse convite – que contemplou, por exemplos, o custeio do almoço de todos – fomos prestigiar o evento para conhecer novas tecnologias das áreas de máquinas agrícolas, e de produção animal e vegetal”, relata.

Show Rural é um dos principais eventos técnicos da área

As principais novidades em maquinários, implementos e defensivos, além de produtos da agroindústria e da agricultura familiar puderam ser conferidos pela delegação da Unicentro nos 530 estandes do Show Rural 2018. Segundo o professor Leandro, os acadêmicos ficaram livres para buscar as informações que mais despertassem interesse particular. “Dessa forma, a gente conseguia que cada pessoa visitasse as áreas pelas quais tinha interesse e, por outro lado, a gente conseguiu trazer muitas pessoas com informações diversas obtidas no mesmo evento. Com isso, essas informações poderão ser repassadas não apenas para familiares e para produtores, mas, sobretudo, serão intercambiadas dentro da própria Universidade”, esclarece.

Um dos acadêmicos que fez parte da comitiva da Unicentro e conferiu as atrações do Show Rural foi Fernando Pacentchuk. Para ele, além das novas tecnologias em maquinários e implementos, o que chamou a atenção foram as pesquisas sobre o desenvolvimento de novas cultivares. “A questão de tecnologias novas, principalmente na parte de maquinários e implementos agrícolas, é fantástica. Então, todo ano vai ter algo novo. A questão também do desenvolvimento e apresentação de novas cultivares, híbridos, materiais de grandes culturas – arroz, feijão, milho, trigo –, a questão de exposição de animais, técnicas de contenção, alimentação, enfim, e alguns alimentos de algumas empresas consagradas regionalmente e nacionalmente”, detalha.

O acadêmico, que também é o presidente do Centro Acadêmico de Agronomia, destaca a importância da participação no evento como forma de colocar os estudantes em contato direto com o mercado de trabalho. “É a chance de entrar em contato com os representantes, com os agrônomos e com os pesquisadores das empresas e ter uma interação, uma troca de informação. É o momento em que podem ser sanadas algumas dúvidas que são geradas ao longo da formação acadêmica. Então, essa vivência prática de viver várias coisas que são faladas para você em sala de aula é de fundamental importância para a formação concreta de um profissional, principalmente das Ciências Agrárias, onde a prática é gigante”.

Comitiva da Unicentro reuniu mais de 50 pessoas entre professores e alunos

O professor Marcelo Cruz Mendes também acompanhou o grupo durante a visita. “Para os docentes, que são também pesquisadores, bem como para os alunos, é de fundamental importância participar de eventos deste porte, onde podem ter contato com novas tecnologias, com outros colegas pesquisadores e com a cadeia do agronegócio como um todo, que é o que norteia o Show Rural de Cascavel”, afirma.

A organização da viagem também contou o apoio do Centro Acadêmico de Agronomia. Para o professor Leandro Rampim, essa aproximação entre professores e estudantes é fundamental para o desenvolvimento do curso. “É importante o Centro Acadêmico estar envolvido também nesse momento, na participação da organização da visita, mostrando essa interação que o aluno tem que ter com o professor e com a sociedade externa. Foi um momento relevante para eles também, principalmente porque o Centro Acadêmico de Agronomia está iniciando as atividades”, ressalta.