Unicentro abre edital específico para refugiados que queiram ingressar no Ensino Superior

Unicentro abre edital específico para refugiados que queiram ingressar no Ensino Superior

100 vagas, duas para cada oferta de cursos de graduação da Unicentro em cada um de seus três campi universitários – Cedeteg e Santa Cruz, em Guarapuava, e o de Irati -, estão sendo disponibilizadas pela Unicentro para refugiados que queiram ingressar na Educação Superior no Brasil. Essas vagas serão preenchidas seguindo critérios estabelecidos em Edital publicado pela Pró-Reitoria de Ensino da Unicentro, através da Diretoria de Programas e Projetos, e aprovado pelo Cepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) da Univeridade.

Seleção dos refugiados inscritos será por meio da nota do Enem

“Os refugiados devem procurar um dos protocolos da Unicentro e, lá, fazer a solicitação, indicando o curso, o turno e o campus em que solicita uma vaga. Além disso, os interessados devem apresentar um comprovante da condição de refugiado, que é expedida pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare); um comprovante de conclusão do ensino médio ou equivalente; uma cópia da cédula de identidade de estrangeiro; e o com provante de inscrição no CPF”, explica a professora Cláudia Cabral Rezende, diretora de Programas e Projetos da Unicentro.

Os pedidos de vagas já podem ser feitos e o prazo encerra em dois de março. Na sequência, após a anáĺise da documentação, no dia sete, um novo edital será publicado, desse vez, contendo a relação das inscrições aceitas e das indeferidas. Já a seleção dos candidatos que preencherão as vagas será feita a partir da nota obtido pelos refugiados no Enem de 2017. De acordo com Cláudia, em caso de haver um número de inscritos maior do que o de vagas ofertadas por curso, “serão chamados aqueles que obtiveram a maior média no Exame Nacional do Ensino Médio. Em caso de empate, terá prioridade o candidatos que tiver a maior nota em redação”. Ela ainda alerta que para concorrer, o refugiado não poderá ter zerado em nenhuma área avaliada.

O resultado da seleção será divulgado no dia 16 de março e no mesmo Edital já estarão definidos as datas e horários de matrícula.

Deixe um comentário