Seminário encerra atividades de turma do Programa de Desenvolvimento Educacional

O Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação do Paraná que, desde 2010, é desenvolvido com o objetivo de aproximar professores da educação básica e do ensino superior. Para isso, são realizadas atividades teórico-práticas visando promover mudanças qualitativas nas práticas de sala de aula das escolas públicas paranaenses.

A Unicentro é uma das universidades que faz parte dessa rede de formação continuada e orienta os trabalhos durante os dois anos de formação dos professores dos ensinos fundamental e médio. Os professores partem de uma problemática da sala de aula, do cotidiano deles. A partir dessa problemática, eles realizam um estudo por meio de métodos de pesquisa e ensino. Com a parceria de um professor-orientador, eles desenvolvem uma proposta para implementar em sala de aula. Fazem essa experiência e, depois, confeccionam um artigo científico que consiste em um relato de experiência”, explicou o coordenador do PDE na Unicentro, professor Márcio Martins, do Departamento de Matemática.

Unicentro encerra as atividades de mais uma turma do PDE (Foto: Maárcio Nei dos Santos)

Neste mês de dezembro, a Unicentro, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, formou mais uma turma do PDE formada por professores dos Núcleos Regionais de Educação de Guarapuava, Pato Branco, Pitanga, Laranjeiras do Sul e União da Vitória. No total, 241 professores finalizaram seus trabalhos no programa com a participação no Seminário de Encerramento, realizado no campus Cedeteg.

A atividade contou com uma palestra de abertura e com a apresentação dos trabalhos finais dos professores participantes. Esse encerramento, de acordo com o coordenador institucional do PDE, é uma oportunidade para refletir sobre as contribuições desses docentes e como elas poderão redimensionar as ações educacionais. “Isso traz reflexos na sala de aula que vão desde a metodologia de ensino, o caráter da pesquisa até a questão dos grupos colaborativos. Quando esse professor PDE volta para a escola, ele tem também um papel de multiplicador daqueles conhecimentos, daquelas metodologias que ele estudou, para com os demais colegas da escola, afirma Márcio Martins.

Unicentro é parceira de quatro Núcleos Regionais de Educação para oferta do PDE (Foto: Márcio Nei dos Santos)

Henry Gasparotto é um dos professores que encerraram o trabalho no PDE neste ano. Para ele, ter participado do programa foi uma oportunidade de vivenciar experiências que envolvem as relações professor-alunos e ensino-aprendizado. “Para mim, foi um divisor de águas. Foi bastante impactante na minha metodologia. Eu penso que o PDE possibilitou que tanto eu, quanto meus alunos, deixássemos de ser pessoas que só replicam conhecimento. Nós passamos a produzir conhecimento. Foi uma mudança drástica de metodologia para mim e de atitude para eles, que passaram a ser mais participativos e ajudaram a construir o conhecimento”, destaca.