Unicentro entrega kits da campanha de Natal para crianças de Guarapuava e Irati

Todo fim de ano a Unicentro organiza uma campanha de Natal solidário nos seus três campi universitários. Neste ano, foram 78 crianças beneficiadas pela ação dos funcionários, professores, estagiários e acadêmicos da Universidade. A campanha começou ainda no mês passado, com a escolha da destinação dos presentes, além do acolhimento dos pedidos por parte da comunidade acadêmica.

Nessa semana, foi a vez da entregar tudo o que foi arrecadado. Em Irati, as doações foram destinadas ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Anjo da Guarda, do bairro Vila Nova. Lá, 30 crianças receberam um kit com um par de calçados, uma roupa, um brinquedo e doces. Tudo isso, das mãos do Papai Noel. “A Unicentro está engajada, há vários anos, no Natal Solidário. Então, para nós, é muito importante fazer essa doação, dos nossos professores, agentes universitários, para uma comunidade”, destaca o vice-diretor do Campus de Irati, professor Erivelton Fontana de Laat.

Já em Guarapuava, a instituição escolhida para receber as doações, assim como no ano passado, foi a Escola Municipal Rural Domingos de Moraes. No total, foram 31 crianças que, além de receberem o kit com os presentes, também curtiram uma tarde com muita comida, doces, refrigerante e brincadeiras, além ,é claro, da presença do Papai Noel. “O Papai Noel veio, nós demos abraço nele e ele deu os presentes”, conta animada a pequena Érica Nunes Melo, de oito anos.

Para o chefe de gabinete da Reitoria, professor Marcio Fernandes, essa ação no Natal, por mais simples que possa parecer, fala muito sobre a atuação da Unicentro no que diz respeito, justamente, ao serviço à comunidade. “Essa ação simbólica da Universidade de adotar, neste caso, uma escola rural, é uma maneira de estimular as pessoas a refletir um pouquinho sobre a sua própria condição, mas, mais do que isso, sobre a condição do outro”, pondera.

Alegria das crianças estava estampada no rosto de cada uma delas (Foto: Márcio Nei dos Santos)

Para uma das professoras da Escola, Eliane Gruber dos Santos, a ação promovida pela Universidade tem uma importância imensurável na vida das crianças. Ela afirma que, se não fosse pela solidariedade, 70% dos alunos da escola não receberiam nenhum presente neste Natal. “Para eles, é muito importante isso, porque eles vão aprender com essa ação e, futuramente, eles é que vão poder fazer essa algo assim para outras pessoas”.

Esse resultado já era visível no rosto de cada uma das crianças que foi presenteada. Na creche Anjo da Guarda em Irati, por exemplo, a Carine Batista, que é mãe da Maria Fernanda, destacou a alegria de sua filha e de todas as outras que estavam ali, principalmente pela presença do Papai Noel. “Todo mundo viu a felicidade deles. Eles adoram o Papai Noel. Acho que foi muito importante e parabéns pela atitude de vocês”, diz, se referindo à ação da Unicentro.

A campanha também foi realizada no campus Cedeteg. O que foi arrecadado lá vai ser entregue na próxima semana para 17 crianças, filhos de funcionários terceirizados da Unicentro.

A Emanuelli Bonifácio, que recebeu um dos kits de presente na Escola Domingos de Moraes, exemplificou o que é Natal para ela. “Felicidade. Algumas coisas boas que acontecem na vida da gente”.