Programa de Mobilidade Nacional Abruem está com inscrições abertas para 2018

Estudar fora não é tão difícil como parece. Isso porque, a Abruem, que é a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, está com edital aberto para o Programa de Mobilidade Nacional (PMN), para o ano de 2018. Somente a Unicentro está oferecendo 110 vagas, distribuídas em 29 cursos. Em todo o Brasil, são 1.300 vagas ofertadas pelas 45 universidades afiliadas à Abruem.

Os estudantes selecionados podem permanecer de seis meses a um ano em intercâmbio. O coordenador institucional do PMN na Unicentro, Miguel Bacheladenski, conta que para se inscrever é fácil. Basta, no Edital, “procurar quais Universidades estão oferecendo vagas para o seu curso. Aí, ele deve contato o coordenador da Instituição escolhida”.

Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados em cursos da Unicentro, que já tenham concluído o primeiro ano da graduação e que não cursarão o último em 2018. Além disso, é preciso apresentar declaração de matrícula, histórico escolar, plano de estudos para o período de mobilidade e uma carta de recomendação emitida pelo Departamento Pedagógico da Unicentro com destinação à universidade receptora.

Jean Gabriel Turco participou da edição de 2017 do Programa. Ele é acadêmico a oferta do Campus Irati do cursos e passou o primeiro semestre desse ano na Udesc (Universidade Estadual de Santa Catarina), em Florianópolis. “A chance de você achar um professor que estuda uma área específica, que no caso é a área que o aluno deseja estudar, é uma mão na roda. Porque, aí, você está falando com alguém que está estudando a mesma coisa que você. E se você quiser começar um trabalho, ou fazer outro intercâmbio, esse professor pode te ajudar com o conhecimento e com os contatos”, avalia em relação a sua experiência.

Os interessados em participar do Programa de Mobilidade Nacional da Abruem em 2018 deve se apressar. Isso porque as inscrições ficam abertas só até amanhã (30). Segundo o presidente da Abruem e também reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona, o PMN nasceu de uma necessidade dos alunos das universidades estaduais e municipais participarem de processos de mobilidade. “Temos uma rede de Instituições muito grande, muito rica e muito fortalecida, que está presente em todo o país. E, portanto, pode propiciar uma mobilidade interna, dentro do Brasil, e, também, experiências de vivências interculturais interessantes aos nossos estudantes”.

Para o reitor da Unicentro, em contrapartida, a Universidade, ao receber estudantes de outras instituições de todo o país, torna-se ainda mais conhecida nacionalmente. “Faz com que a nossa universidade, ao abrir as portas, ao se colocar a disposição com esse número de vagas, também possa ser um destino dos estudantes de todo o país, e tornar-se, assim, cada vez mais conhecida e reconhecida pela qualidade da sua graduação e, sobretudo, pela importância do trabalho que a Instituição desenvolve na região”, afirma Aldo.