Campanha de Natal da Unicentro vai beneficiar crianças de uma creche e de uma escola do campo

Dezembro ainda nem começou, mas o espírito natalino já está contagiando a comunidade universitária. Prova disso é a campanha de Natal Unicentro, uma tradição nos campi da nossa Universidade, que reúne professores, funcionários e estagiários em prol de um mesmo ideal: a solidariedade. Neste ano, a ação deverá beneficiar 78 crianças. “Uma ação deste tipo, de coleta de presentes para crianças, tem um componente forte na formação de pessoas preocupadas com a sociedade”, ressalta o vice-reitor da Unicentro, professor Osmar Ambrósio de Souza.

O lançamento da Campanha de Natal 2017 foi realizado nos três campi da Universidade. O início das ações, no Campus de Irati, foi acompanhado por professores, funcionários e estagiários. Ao todo, 30 sacolinhas foram distribuídas. “É um momento de retribuir, minimamente, com um presente que cada agente ou cada professor vai entregar. Mas que é importante para um momento de alegria, de felicidade, daquela criança que vai receber”, reflete o vice-diretor do Campus Irati, professor Erivelton Fontana de Laat.

Campanha foi lançada nos três campi da Universidade (Foto: Coorc)

No Campus Santa Cruz, o hall de entrada foi o local escolhido para o lançamento oficial da campanha. Um a um, os funcionários, estagiários e professores do campus foram escolhendo uma das 31 sacolinhas disponíveis. A agente universitária Ieda Maria de Campos, por exemplo, participa da campanha todos os anos e garante que ações como essa despertam um lado mais humano das pessoas. “É o sentido do Natal para mim. É doação, é caridade, é humanidade. Enfim, é Cristo nascendo no coração das pessoas. E aquelas crianças vão saber que Natal é alegria, é doação”.

O diretor do campus Santa cruz, professor Ademir Fanfa Ribas, também destaca o que a campan ha representa para a Universidade. “É algo simples, algo que não demanda muita atividade, algo de realmente ter amor ao próximo, para ajudar as pessoas e, claro, que cada um vai ajudar da sua forma, da sua maneira. E a Unicentro, o Campus Santa Cruz, enquanto uma instituição de ensino tem que fazer parte desse momento também”, acrescenta.

As doações devem ser entregues até o dia oito de dezembro (Foto: Coorc)

O hall da direção do Cedeteg também foi cenário para o lançamento da ação solidária. Para o diretor do Campus, professor Fábio Hernandes, a campanha de Natal é uma maneira da Universidade desempenhar seu papel social. “É um momento de partilha, mas também é um momento da Instituição, de cada um cumprir o seu papel de cidadão, a sua cidadania, que é pensar no próximo. Essa campanha já é uma tradição na nossa Universidade e é uma alegria mais um ano estarmos contribuindo”.

A agente universitária Ivonete Moraes também sempre participa da campanha. Por isso, ela já sabe direitinho o que deve conter nas sacolas que serão entregues às crianças. “É um calçado, uma roupa, um brinquedo, uma bolacha, um pacote de balas e muito carinho, muito amor”, lembra. As doações recolhidas nos campi de Guarapuava serão destinadas às crianças e adolescentes da Escola Municipal Domingos de Moraes e aos filhos dos funcionários terceirizados da Instituição. “Até me emociono para falar. Porque foi maravilhoso, eles se sentiram valorizados por ver o pessoal lá da faculdade. Agora, eles vão novamente receber esse apoio. Eu acho maravilhoso isso na vida deles”, diz a professora Eliane dos Santos, lembrando que no ano passado as doações também foram destinadas para a escola.

Já em Irati, a ação é realizada em prol das crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Anjo da Guarda. “É muito gratificante atender essas crianças, porque muitas delas não têm o acesso, muitas vezes, ao presente. E a Unicentro está proporcionando esse momento”, afrma a diretora do CMEI, Marilisa Konopka.

Quem adotou um dos pedidos tem até o dia oito de dezembro para entregar sua doação. Cada professor, agente universitário, estagiário ou acadêmico pode participar de forma individual ou coletiva, adotando uma ou mais crianças. O importante é não ficar de fora dessa ação.