Conceito 5 no Enade é comemorado pro professores, alunos e egresso de Medicina Veterinária

A Unicentro teve nove cursos avaliados no último Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). E todos eles conquistaram status de referência, ficando entre os cinco melhores do estado do Paraná. Esse é o curso de Medicina Veterinária que, segundo a avaliação do Ministério da Educação (MEC) – através de prova elaborada, aplicada e avaliada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) -, é o quinto melhor curso da área do Paraná e o décimo do sul do Brasil, num universo de 22 e 44 cursos respectivamente.

No Enade 2016 – realizado em novembro de 2016 e com resultados divulgados em setembro de 2018 -, o curso de Medicina Veterinária da Unicentro obteve conceito 5, a maior nota possível, graças ao desempenho dos então estudantes do último ano, hoje recém-formados. Para o chefe do Departamento, professor Jayme Peres, o resultado é excelente. “É um incentivo para que sigamos melhorando e, por isso também, é um desafio para nós. Os alunos são reflexo do nosso trabalho aqui dentro, do nosso trabalho tanto teórico quanto prático, e do que nós estamos oferecendo também em nível de ensino, pesquisa e extensão. Nós podemos, então, mensurar onde devemos melhorar e onde já atingimos nossos objetivos”.

O curso de Medicina Veterinária é um dos mais concorridos no Vestibular da Unicentro. Hoje, de acordo com o professor Jayme, são mais de 250 alunos matriculados. Para orientá-los – tanto nas aulas teóricas, quanto nas aulas práticas – o Departamento conta com 25 docentes. Jayme ainda lembra que os laboratórios, clínicas e projetos do curso podem ter sido um diferencial na hora das avaliações. “Nós temos, desde o primeiro ano, alunos já em laboratório. O nosso curso é muito bem dividido com atividades práticas e teóricas. Os professores dão uma boa assistência para o desenvolvimento dos alunos já dentro dessa parte prática desde o primeiro ano, para que eles vão se familiarizando com a sua formação posterior”, detalha.

Leslei Caroline dos Santos é médica veterinária formada pela Unicentro e fez a prova do Enade no ano passado. Para ela, as boas avaliações são o reflexo do trabalho de qualidade desempenhado por todos os envolvidos no curso. “A nota está relacionada a todo o curso de forma geral. A qualificação dos professores, a qualificação dos estagiários, que estão nos laboratórios, que estão participando do curso em si e, também, dos alunos que estão se dedicando e que têm portas abertas para estágio, para aprender cada vez mais”, avalia.

A presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso, professora Giuliana Gelbcke, destaca que as boas avaliações são um incentivo para que a Universidade se torne cada vez mais procurada. “O Enade é uma vitrine para que os alunos que estão pensando em entrar nesse curso, na Unicentro, saibam que temos essa bagagem, esse conhecimento que se reflete nas notas, na forma como a sociedade nos recebe, nos trabalhos que a gente presta para eles”.

Para Leslei, os resultados positivos devem ser, também, um estímulo para aqueles que já estão no curso. “Eu me sinto orgulhosa de ter contribuído para o Conceito 5. Agora, como mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Unicentro, procuro incentivar os alunos da graduação a se esforçarem e absorverem muito dos professores”.