Bacharelado em Educação Física é o oitavo melhor do sul do país, entre 92 ofertas

O curso de Bacharelado em Educação Física da Unicentro recebeu Conceito 4 (quatro) na prova do Enade, o Exame Nacional de Desempenho do Estudantes, aplicado pelo Ministério da Educação e ficou entre os cinco melhores do Paraná. O curso, que no ano de 2013 obteve conceito 3 (três), aperfeiçoou suas práticas ao longo dos últimos três anos e, com isso, garantiu um resultado melhor. “No ano de 2016, com mais ou menos a mesma quantidade de alunos que no ano de 2013 fazendo as provas, nós tivemos um avanço bem grande do nosso ponto de vista de análise. Passar do conceito 3 (três) para 4 (quatro), para nós, é bem significativo. Entendemos que a formação do nosso aluno está sendo melhor em relação ao que nós já fizemos. Nós estamos avançando e isso dá uma possibilidade de formação para que o aluno tenha entendimento da nossa área de atuação na Educação Física e que ele seja preparado para o mercado de trabalho”, explica o chefe do Departamento, professor Bruno Portela.

Para a egressa do curso de Educação Física, Mayla Carvalhaes, o resultado da prova do Enade é um reflexo de toda a formação acadêmica proporcionada pela Universidade, comprovando que a capacitação profissional ofertada pela Unicentro está entre as melhores do Estado e da região sul do país. “Somos o reflexo do que nos foi proposto durante o curso. Podemos assegurar nossas capacidades como profissionais de Educação Física. Estamos aptos a atuar com competência e segurança dentro da formação que elegemos”, sentencia.

O investimento em equipamentos e a qualificação dos profissionais que desenvolvem o trabalho pedagógico dentro da instituição colaboram continuamente para a obtenção de resultados positivos na avaliação dos cursos da Unicentro. Para o professor Marcos Queiroga, do curso de Educação Física, é esse conjunto de ações que possibilita alcançar metas de qualidade para o ensino.

O Departamento de Educação Física vem trabalhando com o apoio da reitoria da Universidade como um todo, com a qualificação dos docentes na busca de qualidade acima de tudo, melhoria no ensino-aprendizagem, na estrutura física, materiais e equipamentos. Nos últimos anos, a gente conseguiu aprovar muitos projetos de extensão e de pesquisa e isso nos garantiu a compra de equipamentos essenciais para a parte tanto do ensino da graduação, quanto da extensão e da pesquisa. Inclusive, hoje quase todos os projetos funcionam com esses recursos que nós conseguimos aprovar”, avalia Queiroga.