Sessões do Cine Unicentro, em novembro, são dedicadas ao diretor Ingmar Bergman

Sessões do Cine Unicentro, em novembro, são dedicadas ao diretor Ingmar Bergman

As noites de quinta-feira, no Campus Santa Cruz, são de Cinema. Nas telas, filmes de pouco apelo comercial, clássicos da sétima arte ou produções nacionais. Em novembro não é diferente e o projeto de extensão Cine Unicentro vai dedicar as quatro sessões desse mês à obra do diretor Ingmar Bergman, considerado um dos gênios do cinema.

A obra do diretor sueco, morto em 2007, é extensa e considerada de difícil compreensão por muita gente. E esse é um dos principais motivos para que o cineasta seja incluído na programa do Cine Unicentro, já que após todas as sessões, os filmes são discutidos por pesquisadores da área em conjunto com a plateia. “A produção bergmaniana precisa ser vista e revista. Conhecida. É um diretor fundamental pelos temas que aborda, sobretudo, o sujeito, a existência e o silêncio”, explica o coordenador do projeto, professor Francismar Formentão, do Departamento de Comunicação Social.

A filmografia de Bergman tem mais de 50 títulos. Desses, quatro serão exibidos durante a mostra especial: “O sétimo selo”, de 1959, hoje; “Morangos silvestres”, de 1957, na próxima quinta, dia 16; “Persona”, de 1966, no dia 23; e encerrando as exibições, no dia 30, “A hora do bolo”, de 1967.

“O sétimo selo” é um dos mais conhecidos do diretor e sua sequência emblemática apresenta uma partida de xadrez entre um cavaleiro medieval e a morte. O jogo é uma forma do personagem principal do filme tentar ganhar mais tempo de vida, caso vença o desafio. O longa-metragem, todo rodado em preto-e-branco, é considerado um clássico do cinema ocidental, por conta dos enquadramentos e, também, da discussão existencial que permeia o enredo.

A sessão de hoje e todas as demais têm início às 19h30, no Cine Unicentro, que fica no Campus Santa Cruz. A entrada é gratuita.

Matinê

A programação do mês de novembro no Cine Unicentro conta ainda com uma sessão voltada ao público infanto-juvenil. No último sábado, dia 25, vai ser exibida a animação japonesa “O serviço de entregas de Kiki”. A jovem bruxa Kiki acabou de completar 13 anos e, seguindo a tradição, ela deve sair de casa por um ano para aprender a viver por conta própria. A exibição tem início às 14h, também com entrada gratuita.

Deixe um comentário