Professores e funcionários da Unicentro participam da VI FIciencias

A Unicentro tem dez representantes participando, em Foz do Iguaçu, da sexta edição da FIciencias (Feira de Inovação, Ciência e Tecnologia), que tem como objetivos promover a cultura científica, disseminar o método científico e a experimentação como ferramentas do conhecimento, estimular e incentivar os talentos em todas as áreas do conhecimento e premiar os melhores trabalhos de pesquisas.

Participam da Feira, estudantes dos estados do Paraná e de Santa Catarina, no Brasil, e da província de Missiones, na Argentina e do Paraguai, que estejam cursando o 8º ou 9º anos do Ensino Fundamental, o Ensino Médio ou Técnico, ou a Educação de Jovens e Adultos em níveis equivalentes. Para concorrer, os projetos dever ser desenvolvidos pelos estudantes de forma individual ou em grupos de, no máximo, três alunos. Todos os trabalhos devem ter um orientador, que poderá ser um professor da escola, graduandos ou graduados.

“A FICiencias é um espaço onde os estudantes podem fazer um intercâmbio de ideias criativas e inovadoras. Essa troca de experiências entre os alunos e até mesmo com profissionais que passarão pela Feira é uma oportunidade de estímulo para que se tornem os cientistas de amanhã”, defende Willbur Rogers de Souza, coordenador da FIciencias.

Para a edição 2017, 144 trabalhos foram selecionadas para a apresentação (Foto: Jean Pavão)

Nesse ano, são 144 trabalhos finalistas que, durante a Feira, são submetidos a uma comissão de professores avaliadores que levarão em conta a originalidade, a inovação, a aplicação do método científico e a clareza na apresentação. Os projetos, divididos por áreas/categorias (Ciências Exatas e da Terra; Ciência da Saúde; Ciências Biológicas; Ciências Humanas; Ciências Agrárias; Engenharia; e Ciências Sociais Aplicadas), que tiverem a maior pontuação geral receberão prêmios em dinheiro na cerimônia de encerramento, na manhã do dia 10. Haverá ainda premiação nas categorias Menção Honrosa, que avalia o Empreendedorismo, Sustentabilidade e Benefício Social; e Programa de Vivência Estudantil, que contempla uma imersão em projetos da Itaipu Binacional e Parque Tecnológico Itaipu BR.

A Unicentro tem dois membros na coordenação do evento – Adriano Machado e Sandro Santos. Os dois também são avaliadores dos trabalhos concorrentes, assim como os pesquisadores Reinaldo Francisco, Andressa Rickli, Juliana Bonini e Bárbara Firmino. Também representa nossa Universidade como convidados Weber Cláudio da Silva e Matheus Souza. A professora Michelle Lustosa também está em Foz do Iguaçu, na condição de orientadora de trabalhos finalistas, como os das estudantes Aline Mufatto e Gabriele Bartle.

A FIciencia é realizada por meio de parcerias entre o Parque Tecnológico Itaipu (PTI); Itaipu Binacional; Secretaria de Educação do Paraná; Fundação Araucária; Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste); Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná); UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa); UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); IFPR (Instituto Federal do Paraná); UEL (Universidade Estadual de Londrina); UEM (Universidade Estadual de Maringá); UFFS; e Universidad Nacional de Misiones, da Argentina. A Feira conta, ainda, com apoio da Web Rádio Água; da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior); do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico); dos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia; e do Governo Federal.

*com informações da Assessoria de Imprensa da FIciencia