Atividades promovidas por Departamentos Pedagógicos promovem integração durante a Siepe

A Semana de Integração, Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) realizada nos campi universitários e nas unidades avançadas da Unicentro é sempre uma oportunidade de aproximar os alunos e professores dos diversos Departamentos Pedagógicos da Instituição. É por isso, que entre suas mais de 250 atividades, a Siepe inclui a realização de palestras e mesas-redondas propostas e promovidas pelos cursos de graduação e pós.

A professora Mariana de Mello Gusso, do Departamento de Psicologia, por exemplo, reuniu alunos dos cursos de cursos de todas as áreas – como Psicologia, História e Matemática – para uma discussão sobre psicomotricidade. “Se a gente, durante a faculdade focar apenas no nosso curso, depois ficamos com dificuldade em comunicar com outras pessoas que podem vir a trabalhar com a gente na nossa carreira profissional”, comenta a professora, defendendo a integração entre as áreas.

Uma das participantes da atividade foi a estudante de História Jaqueline Kotlinski. Ela considera que as atividades integrantes da Siepe são essenciais para sua formação. “Nessa atividade tivemos que aproveitar do conhecimento de cada uma das áreas dos integrantes para resolver as questões. Então, isso mostra que a integração entre os cursos acaba sendo muito importante”.

E para promover essa aproximação, segundo a professora do curso de Fonoaudiologia, Luciana Canevale, os departamentos se uniram e trabalharam juntos. “Cada vez mais é importante a interdisciplinaridade e, principalmente, numa universidade pública que a gente tem que primar pela qualidade, isso é essencial”, explica.

Estudantes participam de atividade promovida pelo Centro Acadêmico de Psicologia Nise da Silveira (Foto: Edson Golinski)

Essas mesas e palestras da Siepe contaram, também, com a participação de docentes e pesquisadores de outras instituições de ensino superior do Brasil e de fora. Marcio Cascante, da Universidade da Costa Rica, veio a convite do Departamento de Educação Física. “É bem importante ter contato com pessoas estrangeiras, para compartilhar o conhecimento, ter uma discussão sobre as culturas e comparar as realidades”, avalia o costarriquenho.

As atividades integrantes da Siepe resultaram em motivação extra para a comunidade acadêmica. Os alunos do Centro Acadêmico de Psicologia, por exemplo, organizaram um debate sobre a saúde mental dos estudantes universitários. “Já tínhamos essa ideia desde o ano passado. Mas, agora, para a Siepe, a gente organizou melhor o trabalho e trouxe para os alunos os dados sobre a questão”, como conta a aluna Fernanda Feola.