Palestra “A educação como bem público” é ministrada por ex-reitor da Universidade Nacional da Córdoba, na Argentina

O argentino Francisco Antonio Tamarit, da Universidade Nacional de Córdoba, foi um dos principais palestrantes da V Siepe (Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão) da Unicentro. Sua intervenção buscou chamar a atenção para a importância da Educação Superior pública. “O objetivo dessa Conferência é fazer uma avaliação da Educação Superior ofertada pelo Estado – seus problemas, seus desafios e definir um plano de trabalho para os próximos dez anos do sistema universitário”.

Durante sua fala, o professor Tamarit, traçou um panorama da atual situação da Educação Superior pública na América Latina e no Caribe. O objetivo foi mostrar para as pessoas que o ensino público é um bem da população e, por isso, deve-se lutar pela sua preservação. “Estou visitando todos os países, muitas universidades. Por isso, fico muito grato de estar aqui na Unicentro. A situação é muito complexa. Nos últimos anos tivemos muitas crises no sistema universitário, muitos países, e isso tem a ver também com uma virada importante no olhar das políticas públicas da educação superior”, avalia.

Um dos objetivos foi divulgar a 3ª Conferência Regional de Educação Superior (Foto: Coorc)

As acadêmicas de Letras Português da Unicentro, Aline Cristina Machado e Ana Carina Marcondes, participaram da palestra e gostaram das ideias expostas pelo professor. “Me cativou muito, pois são coisas que a gente não tem noção do que se passava. Ele foi bem amplo, abriu um novo horizonte para a gente, contribuiu muito com o acadêmico, com a Unicentro a partir disso”, afirma Aline. Já Ana, complenta: “Eu achei muito boa, achei que contribuiu muito para nossa área de futura atuação profissional, para a gente saber mais de perto o que está acontecendo no Ensino Superior e não só no Superior, mas no Ensino Básico, essa crise da Educação”.

Tamarit também falou sobre a Conferência Regional de Educacional de Educação Superior, a Cres, que vai ser realizada em Córdoba, no ano que vem. A conferência, organizada a cada dez anos, é uma iniciativa da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). E, em 2017, as universidadades latino-americanas, mais uma vez, defenderão que as instituições de ensino superior são um bem social e, portanto, um direito da população e um dever do Estado.

“No ano de 2009, teve um intento da Unesco de definir que a educação superior era um bem negociável pelos estados, e foi a América Latina, que tinha se reunido no ano de 2008, que conseguiu que a educação superior é um direito, é um bem social, responsabilidade dos estados”, relata Tamarit.A conferência deve receber vários reitores, professores, funcionários e, também, alunos de diversos países da América Latina e do Caribe.

Uma das pessoas que demonstrou interesse em participar é o estudante de pós-graduação da Unicentro William Correa. “Fazer uma pós-graduação e mesmo uma graduação no Brasil, hoje em dia, é um desafio. E a fala do professor é justamente neste sentido, recuperar a forças da graduação e a pós-graduação visando um estímulo e um incentivo”.