Prêmio Franz Jaster 2017 vai premiar melhores trabalhos jornalísticos sobre o WinterShow

Mais uma vez, Cooperativa Agrária Agroindustrial e Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) se unem para valorizar a produção jornalística relacionada ao principal evento de cereais de inverno do país: o WinterShow. A edição 2017, que ocorre de amanhã até quinta-feira (17 a 19 de outubro), traz várias novidades em termos de conteúdo, palestras e pesquisas agrícolas, que ampliam as possibilidades de cobertura do evento.

Para essa edição, a Cooperativa destinou R$ 15 mil para contemplar os autores e veículos responsáveis pelas melhores reportagens sobre o WinterShow inscritas no Prêmio Franz Jaster de Comunicação. Esse valor vai ser dividido entre as melhores peças jornalísticas de cada uma das categorias da premiação, que nesse ano são cinco. A exemplo das quatro primeiras edições, as categorias Jornalismo impresso ou online, Fotografia, Reportagem Radiofônica, e Material Televisivo permanecem. A novidade de 2017 é a inclusão de uma quinta modalidade destinada à universitários, que podem concorrer com um ensaio fotográfico, tendo entre três e cinco imagens acompanhadas de legenda.

Para concorrer, os materiais precisam ser veiculados entre os dias 1º e 31 de outubro e devem versar sobre aspectos relativos ao WinterShow 2017 e as pesquisas desenvolvidas pela Cooperativa Agrária, através da Fapa (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária). Cada veículo de comunicação poderá concorrer com até cinco peças, que devem ser inscritas individualmente no site do prêmio. Os primeiros colocados em cada uma das modalidades receberão 2 mil reais, os segundos mil reais e os terceiros 500 reais. Já a categoria Universitários contará com prêmios de 500 reais para o primeiro colocado, de 300 reais para o segundo e de 200 reais para o terceiro.

Um dos coordenadores do prêmio, professor Marcio Fernandes, do Departamento de Comunicação, ressaltou que a premiação é um estímulo à prática jornalística e comunicacional de Guarapuava e região. “Afinal, ele reconhece a qualidade do trabalho realizado pelos profissionais da imprensa e, ao mesmo tempo, estimula a prática de um jornalismo de qualidade. Além disso, nesse ano, ele também atua na formação acadêmica, jé que foi incluída a categoria Universitários”.

O regulamento completo do Prêmio está disponível em www.unicentro.br/premiofranzjaster. No mesmo site encontra-se, também, a ficha de inscrição. Os interessados têm até o dia três de novembro para encaminhar a ficha acompanhada do trabalho para o email franzjaster2017@unicentro.br.

A lista dos finalistas será divulgada em 14 de novembro. Já os vencedores serão conhecidos em uma cerimônia no dia 17 do próximo mês.