Unicentro lança programa de preparação para a aposentadoria
Auxiliar os agentes universitários e docentes da Unicentro no processo de decisão, organização e planejamento para aposentadoria. Esse é o objetivo do projeto ‘Redescobrir-se’, uma parceria entre a Pró-Reitoria de Recursos Humanos (Pró-RH) e o Programa Institucional de Formação Continuada de Professores da Unicentro, o Entredocentes. O lançamento oficial do programa foi realizado nos campi universitários e contou com a participação de representantes de diversos departamentos pedagógicos, do reitor e do vice-reitor da Universidade, respectivamente, profesosres Aldo Nelson Bona e Osmar Ambrósio de Souza.
Robson Ferras, pró-reitor de Recursos Humanos, explica que o ‘Redescobrir-se’ é um ambiente de acolhimento para os servidores que estão em fase de transição para a aposentadoria. “Nós queremos ter os nossos servidores mais preparados para esse momento, para que essas pessoas sintam-se não apenas valorizadas por tudo aquilo que fizeram no decorrer da sua vida funcional, mas, sobretudo, para que elas estejam preparadas para esse momento, que vem após todo esse tempo de trabalho na universidade”.
A proposta do projeto é promover oficinas, palestras e mesas redondas para discutir temas ligados à aposentadoria. “São diversas atividades relacionadas ao planejamento financeiro, à questão de turismo, do lazer, a própria Legislação. O objetivo é apresentar aos docentes e agentes universitários novas possibilidades”, ressalta a coordenadora do Entredocentes, professora Wanda Pacheco.
E para dar início as atividades do ‘Redescobrir-se’ foi promovida, no Campus Santa Cruz, a palestra ‘Como ter uma Aposentadoria Saudável’, com a médica geriatra Vera Lucia Dias. O objetivo da conversa foi desmistificar ideias e concepções distorcidas a respeito dessa nova fase da vida. “O que a gente quer passar é que a aposentadoria deve ser encarada como uma oportunidade de você fazer aquilo que sempre quis, procurar novas vocações. Não vamos ficar improdutivos com a aposentadoria, a gente vai continuar produtivo e de uma maneira, inclusive, mais prazerosa”, salienta a especialista.
E é justamente a questão de pensar em novas oportunidades que motivou a agente universitária Sueli Cordova a participar do ‘Redescobrir-se’. Sueli trabalha há 28 anos na Unicentro e revela que mesmo com tempo de serviço suficiente para se aposentar tem medo em dar início a essa nova etapa. “Eu ainda tenho receio porque o que que eu vou fazer depois de aposentada? Por isso eu acho interessante a gente ter essas palestras, para perceber o leque de opções que podemos ter depois que sair daqui”, destaca.
Além da fala dos especialistas, o programa vai promover bate-papos em parceria com a Associação dos Docentes Aposentados da Unicentro (Adau) com o objetivo é compartilhar experiências.