Departamento de Ciência da Computação promove Jornada de Atualização em Informática

Com o objetivo de promover a atualização no que se refere as inovações tecnológicas e oportunizar o encontro entre profissionais já atuantes no mercado de trabalho e os acadêmicos do curso de Ciência da Computação é que foi organizada a Jornada de Atualização em Informática da Unicentro (JAI). “O objetivo desse evento de três dias é trazer palestras, mini-cursos e proporcionar um encontro entre os alunos de graduação e os profissionais para que eles possam reciclar os seus conhecimentos, adquirir novos conhecimentos na área de Ciência da Computação. Essa é uma oportunidade também para os alunos conhecerem pessoas que estão no mercado de trabalho até ex-alunos e saber como está lá fora”, exemplifica o chefe do Departamento de Ciência da Computação e coordenador do evento, professor Mauro Miazaki.

A acadêmica do terceiro ano de Ciência da Computação, Katrin Muller, participa do evento pela segunda vez e conta que a diversidade de atividades que a Jornada traz são importantes para acrescentar conhecimento ao currículo dos acadêmicos. “Tem muitas palestras e mini-cursos, por exemplo, que abordam assuntos que a gente não vê diretamente na faculdade. Então, é um jeito de incrementar o nosso currículo e, também, de abranger áreas que a gente não vê na Universidade e isso aprimora o nosso conhecimento”, conta.

JAI contou com palestras como a ministrada pelo professor Ivonei Freitas da Silva, da Unioeste (Foto: Márcio Nei dos Santos)

A palestra de abertura tratou do tema “Linhas de Produtos em Software”, ministrada pelo professor Ivonei Freitas da Silva, da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná). O conferencista ressalta a importância do contato entre os acadêmicos e os profissionais da área. “Essas experiências são importantes porque o mercado de trabalho já está executando. Quanto mais o aluno tiver o acesso a esse tipo de conhecimento mais preparado ele fica para quando for ao mercado”.

Para o diretor do campus Cedeteg, professor Fabio Hernandes, a JAI contribui com a expansão e o domínio de conhecimentos pelos estudantes. “A Jornada de Atualização em Informática tem esse papel, também, de atualizar os nossos alunos, os nossos professores e toda a comunidade interessada nos assuntos, nos temas atuais da área. Eu acho imprescindível e importantíssimo para a formação dos nossos acadêmicos eventos dessa natureza”.

O evento que recebeu apoio de instituições como a Caixa Econômica Federal, Teorema Sistemas e a Reptec Tecnologias, abriu as portas para a comunidade participar das atividades. “Esse ano, a gente abriu a participação para os acadêmicos de graduação não só da Unicentro, mas também para estudantes de outras instituições e, ainda, para que os alunos do Ensino Médio pudessem participar. A gente tem alguns mini-cursos exclusivos para eles. Para quem não conhece nada de computação passar a conhecer um pouco mais do curso e, com isso, a gente espera ganhar o interesse deles para o curso de Ciência da Computação”, esclarece Mauro Miazaki.