Gastronomia reflete a cultura de um povo, por isso fez parte do Encontro da Arte Folclórica

Música, danças, comidas, histórias e lendas são parte importante da cultura de um povo. E para valorizar essas manifestações populares a Unicentro realizada, há trinta anos, o Encontro de Arte Folclórica. A iniciativa é da Diretoria de Cultura da Universidade que, a cada edição, vem contando com novos parceiros. “Em Guarapuava, nós temos um mosaico de etnias e nós temos que cultivar isso, mostrar para a população que aqui tem cultura, tem raízes. Essa é a essência do Encontro da Arte Folclórica”, explica a agente universitária Elizabeth Lustosa.

E quando falamos em valorização da cultura não podemos esquecer da culinária. Afinal, a comida diz muito sobre quem somos e de onde viemos. Por isso, esse ano, a preparação de pratos típicos de outros países foi uma das atrações do Encontro de Arte Folclórica. Para isso, a Unicentro contou com a parceria da Faculdade Guairacá, em especial com o curso de Gastronomia.

Os alunos estrangeiros, que estão na Unicentro em processo de mobilidade, foram até a Guairacá e, junto com os estudantes de Gastronomia, prepararam pratos típico dos seu países. A intercambista Maria Paulina, que veio de Moçambique, mostrou como preparar a galinha azambeziana. “Esse é um prato típico do meu país, da província da Zambézia – por isso, o nome é galinha azambeziana. Ele é feito com frango, leite de coco, limão e um pouco de piri-piri, que é um tipo de pimenta mais pequena e picante”, contou.

Paulo Vier, que está no terceiro ano do curso de Gastronomia e participou do preparo, ficou animado com a iniciativa. “É uma oportunidade única, porque você pegar uma receita da internet e você reproduzir em casa é relativamente simples de fazer, mas você pegar os pequenos detalhes que dão a diferença é com a presença dessas pessoas que têm essas receitas no cotidiano da alimentação delas”.

Intercambistas da Unicentro e estudantes de Gastronomia cozinharam em conjunto (Foto: Coorc)

Como Paulo, Leila Pires, que é coordenadora do curso do curso de Gastronomia da Faculdade Guairacá, reafirmou que a importância da atividade desenvolvida em parceria com a Unicentro. “Os nossos alunos de gastronomia ficam muito felizes quando eles recebem pessoas, como no caso desse evento, em que vem de outros países e trazem um pouco da cultura deles. Muitas vezes, não nos é possível viajar a outro país, então essa cultura vem até nós. É uma troca de experiências”.

E não foram só os alunos de Gastronomia que aproveitaram a oportunidade. Maria Paulina ficou feliz em poder mostrar um pouco da culinária e da cultura de Moçambique para os brasileiros. “Eu me sinto muito feliz, porque é uma oportunidade de mostrar aos outros, para poderem conhecer como que é fora do Brasil, a cultura, a comida , diferentes tipos de paladares. É uma coisa muito boa, me sinto muito gratificada por isso”.