25ª Semana de Pedagogia reúne 600 participantes

A Semana de Pedagogia da Unicentro chega, neste ano, a sua 25ª edição e, desta vez, o tema geral do evento foi Paulo Freire. A definição da temática se deu como uma forma de lembrar os vinte anos da morte do educador. As atividades da semana pedagógica foram realizadas, simultaneamente no Campus Santa Cruz e nas unidades avançadas de Chopinzinho, Laranjeiras do Sul e Pitanga. O evento reuniu cerca de 600 inscritos em cinco dias de programação.

A programação contou com palestras, mesas redondas, oficinas, minicursos e apresentações de trabalhos científicos, seguindo o mesmo modelo em todos os lugares que receberam a Semana. O responsável pela palestra de abertura no Campus Santa Cruz foi o professor Ricardo Tescarolo, que veio de de São Paulo para falar sobre a Pedagogia de Paulo Freire.

As reflexões sobre o legado de Paulo Freire se deram de diversos modo (Foto: Mariana Valente)

Fiquei muito contente por ser convidado para fazer esse trabalho de reflexão sobre Paulo Freire, envolvendo toda a sua obra e toda a sua ação, principalmente pela organização e pelo entusiasmo. Esse tipo de trabalho enriquece exatamente aquela questão da práxis e promove muita reflexão sobre as ações”, observou o pesquisador.

Assim como em Guarapuava, nos campi avançados também foram realizadas palestras de abertura. O professor Juliano Peroza, do campus de Irati do IFPR (Instituto Federal do Paraná), foi o responsável pela conferência em Chopinzinho; a professora Franciele Clara Peloso, do campus de Pato Branco da UTFPT (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), foi a palestrante em Pitanga; e os professores Ivo Dickman e Érico Ribas Machado, respectivamente, da Unochapecó (Universidade Comunitária Regional de Chapecó) e da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), conduziram a noite de abertura em Laranjeiras do Sul.

Paulo Freire é o nosso maior educador em nível mundial, e sua importância, sua história pessoal, sua obra, seu legado é o que a gente está lembrando aqui nessa semana”, reiterou o professor Alessandro de Melo, chefe do Departamento de Pedagogia.