Últimos dias da primeira Feira das Traças promovida pelo Campus Santa Cruz

É comum que durante os quatro ou cinco anos da graduação, muitos acadêmicos acumulem livros, xerox e outros impressos. Muitas vezes, esses materiais acabam sendo colocados de lado e perdem seu valor depois que cumprem seu papel pedagógico. Foi pensando justamente em dar uma nova utilidade a tudo isso é que a Direção do Campus Santa Cruz, através do Conselho Consultivo, criou a Feira das Traças.

A primeira etapa da Feira consistiu na arrecadação de todos os tipos de impressos. Os materiais foram recolhidos entre os dias primeiro e 18 de agosto. “A gente resolveu criar uma demanda, ou seja, solicitar as pessoas para trazer esse material que não utiliza mais no seu curso, que está lá no canto, aquele amontoado de xerox, aqueles livros que você já não usa mais, e trazer até o campus”, explicou o professor Ademir Fanfa Ribas, diretor do Santa Cruz.

Sandra Denivievicz foi uma das pessoas que fez doações para a Feira. Ela conclui a graduação em Jornalismo neste ano e aproveitou para doar muitos dos materiais que utilizou durante os quatro anos de curso. “Eu juntei tudo o que eu usei e trouxe. Xerox, livros e revistas”, comentou a estudante.

A segunda etapa da Feira de Traças teve início no dia 21 de agosto e segue até o dia primeiro de setembro, e consiste na distribuição de tudo o que foi arrecadado. Esse material está exposto no hall de entrada do Santa Cruz e todos os interessados podem consultar o que foi disponibilizado e, se houver o interesse, podem levar para casa aquilo que julgarem útil. Para isso, não é necessário nenhum cadastro ou processo burocrático, o único pedido é para que as pessoas recolham apenas o que usarão.

Obras foram doadas e deixadas a disposição para retirada pela comunidade universitária (Foto: Márcio Nei dos Santos)

A iniciativa chamou a atenção da Emily Caroline Spach, que é acadêmica de História. A facilidade em poder levar os materiais para casa foi o ponto mais positivo da Feira para ela. Eu achei bem interessante, porque vai disponibilizar para alguns alunos que, as vezes, não tem nem condição de adquirir algum livro, algum xerox, alguma coisa a conseguir aqui. E é bem legal porque você simplesmente chega e pega, não tem nenhuma burocracia, para você conseguir”.

A gente espera que possa fazer com que o aluno que vai receber esse material tenha alguns benefícios para o seu conhecimento”, observou o diretor do Campus Santa Cruz.