Siepe 2017: submissões de trabalho encerram quarta-feira (6/9)

Congregar ensino, pesquisa e extensão é uma das metas das universidades brasileiras e é pensando em fortalecer ainda mais esses três elos do ensino superior que a Unicentro promove, entre os dias 23 e 27 de outubro, a V Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe). Realizado a cada dois anos, o evento é dedicado a minicursos, oficinas, palestras, mesas redondas e apresentações de trabalhos. O Coordenador da Siepe 2017, professor Clayton Silva, ressalta a importância que o evento tem no calendário universitário. “É um dos maiores eventos da Unicentro. A Siepe congrega, aproximadamente, cinco mil pessoas e é importante porque traz diferentes eventos dentro de um único”.

E um dos diversos eventos que compõem a programação da Siepe é o Encontro Anual de Iniciação Científica (Eaic). A previsão da Diretoria de Pesquisa da Unicentro é 720 trabalhos de IC sejam inscritos e apresentados nesse anos. “Esse encontro é para disseminação dos resultados das pesquisas de Iniciação Científica. Então, é de suma importância para os alunos, para que eles entendam o que é uma pesquisa, como desenvolver essa atividade e todo o início do programa”, argumenta a diretora de Pesquisa, professora Katielle Córdova.

Renatha Giordani está no segundo ano de Jornalismo e, durante a Siepe, vai apresentar dois artigos, ambos, produzidos na Iniciação Científica. Para a estudante, mais do que um item fundamental no ambiente acadêmico, a pesquisa tem grande contribuição na formação profissional. “A pesquisa é fundamental, não só porque movimenta o ambiente acadêmico, mas também, porque faz com que nós tenhamos conhecimentos a parte da profissão que queremos seguir. Então, é muito importante essa formação profissional, mas também é muito importante essa formação intelectual que as pesquisas científicas dão para gente”, avalia.

E os acadêmicos, que assim como a Renatha, vão apresentar artigos durante A Siepe devem se apressar. Afinal, as inscrições e a submissão de trabalhos encerram na próxima quarta-feira (6/9). Já os alunos que participam como ouvintes tem até o dia 17 de outubro. A taxa de inscrição, no valor de R$ 25,00, é a mesma para ouvintes e apresentadores.

Em 2017, a temática central da Siepe são os Direitos Humanos. Discussão que vai ganhar ainda mais fôlego com a presença de palestrantes brasileiros, como o professor César Aparecido Nunes, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e também de convidados da Argentina e da Costa Rica, como conta a Diretora de Programas e Projetos da Pró-Reitoria de Ensino, Cláudia Cabral Rezende. “Nós vimos a importância de estar trabalhando esse tema e trazendo esses palestrantes para discutir esse assunto, envolvendo sim o objetivo da Universidade que é trabalhar o ensino, a pesquisa e a extensão”, ressalta.

Temática central desse ano é Direitos Humanos: dialogando sobre a diversidade

Para a pró-reitora de Extensão, Elaine Maria dos Santos, mais do congregar os três pilares da educação superior em único evento a Siepe é também uma tentativa de superar os desafios acerca dessa integração no dia a dia da Universidade. “Pensar um currículo que integre ensino, pesquisa e extensão e que contribua para formação do nosso aluno. Então, eu penso que esse evento ele vem, justamente, para a gente ampliar essa discussão, ter atividades que promovam essa integração, até para fortalecermos esse movimento, que já está acontecendo dentro da Universidade”, destaca.

Compõem a programação da Siepe, além do Eaic, o VI Fórum das Licenciaturas, o VI Seminário de Integração dos Grupos PET, o VII Encontro Institucional PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), o V Encontro de Iniciação Científica Júnior, o VIII Encontro dos Extensionistas da Unicentro, o X Salão de Extensão e Cultura e a III Semana de Educação Física.

As atividades da Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão serão realizadas, simultaneamente, nos campi Santa Cruz e Cedeteg, em Guarapuava, no campus da Unicentro em Irati e, ainda, nos campi avançados.

• Não estou conseguindo fazer o cadastro e nem a inscrição para o siepe ouvinte

Kellen Dayane