Departamento de Ciências Contábeis promove palestra sobre exame de suficiência da área
O Exame de Suficiência é um teste realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade que visa uma maior qualidade de formação dos brasileiros bacharéis em Ciências Contábeis, que desejam ingressar no mercado de trabalho. De olho nessa demanda, o Departamento de Ciências Contábeis da Unicentro convidou o membro da equipe organizadora do exame, Oscar Lopes da Silva, para uma palestra dirigida aos estudantes de Ciências Contábeis do Campus de Irati.
Um dos organizadores da palestra, professor Alessandro Lepchak, conta que a fala de Oscar é importante pois traz uma visão de quem está diretamente ligado com a formulação do teste. “Nada melhor que trazer alguém que participa do dia a dia do Conselho, conhece a dinâmica, a lógica das questões. Então, é algo que vem trazer uma novidade aos acadêmicos e dessa forma prepará-los da melhor forma para esses exames”, ressalta o professor.
Alisson Bittar é aluno do terceiro ano de Ciências Contábeis e também encara o contato com quem participa da elaboração do exame como fundamental, já que são expostas informações sobre as diretrizes do teste. “Acho importante vir alguém de fora palestrar aqui, alguém que tem contato direto com o exame, justamente para ficar mais claro para os acadêmicos na hora de ir fazer a prova”.
Na visão de Oscar, ações como a palestra são um incentivo para que os alunos busquem conhecimento nas questões relacionadas a seu campo de formação, aumentando as chances desses estudantes se tornarem contadores de sucesso. “O profissional de ponta não costuma ser aquele aluno que tirava as melhores notas e sim o que melhor construiu sua base de conhecimento ao longo dos oito períodos de curso. É esse profissional mais completo o que estará mais apto ao mercado de trabalho”, avalia Oscar.
Para a chefe de Departamento de Ciências Contábeis, professora Telma Regina Stroparo, atividades como essa, além de trazerem um momento de aprendizado para os alunos, também são importante para os próprios professores do curso. “É um momento de reflexão e atualização para nós, de entrarmos em contato com alguém que é especialista na área e vai, com certeza, agregar muito conhecimento para nós e para nossos alunos”, define.