Semana Acadêmica discute ensino de matemática fora das salas de aula

Pensar o ensino da matemática fora das salas de aulas. Esse é o objetivo da XX Semana Acadêmica do Curso de Matemática da Unicentro. Neste ano, o evento conta com mais de 200 inscritos e uma programação que contempla palestras, oficinas e minicursos. Para o coordenador da atividade, professor Carlos Roberto Ferreira, as ações visam abordar assuntos que, muitas vezes, não são tratados em sala de aula e que são importantes para a formação do acadêmico. “O objetivo desta Semana é formar melhor os nossos alunos, que serão futuros professores ou que trabalharão com a Matemática nas indústrias. O trabalho em sala de aula tem as suas características, mas quando você passa para uma semana, consegue estabelecer uma conversa com várias áreas, ouvir experiências diferentes de outras instituições, esse é o momento para isso”, destacou.

Programação contemplou palestras, oficinas e minicursos (Foto: Márcio Nei dos Santos)

Uma das participantes da Semana Acadêmica é a estudante Larissa Borges, que está no primeiro ano do curso de Matemática Aplicada e Computacional. Ela quis participar do evento para conhecer um pouco mais sobre a profissão escolhida e ter contato com profissionais que já atuam e desenvolvem pesquisas na área. “Eu espero que a semana possa me dar mais incentivo para eu continuar e que eu aprenda mais. Ela possibilita que eu sinta um pouco mais do que passarei futuramente”, disse.

Algumas das oficinas que integram a programação da Semana Acadêmica foram desenvolvidas pelos próprios alunos do curso. Taís Ramos, por exemplo, é estudante do quarto ano da licenciatura em Matemática e ministrante da oficina “Brincando e Aprendendo com a Magia dos Números”. O nosso professor de estágio propôs que nós, acadêmicos, pudéssemos ajudá-lo nesse projeto. É uma oficina que traz coisas diferentes sobre a Matemática, para ver se os alunos se interessam mais porque, às vezes, o professor em sala de aula não tem tempo de trabalhar com conteúdos diferenciados” explicou a estudante.

Neste ano, a Semana Acadêmica integra o Biênio da Matemática 2017-2018, um evento que foi proclamado pelo Congresso Nacional no ano passado, por meio de uma lei ordinária, e que conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação, além do Ministério da Educação. “Nesses dois anos, 2017 e 2018, tudo o que acontece de mais importante no mundo todo na área da Matemática, será realizado no Brasil. A Semana da Matemática faz parte desse Biênio. Uma das preocupações desse evento nacional é a promoção da Matemática, é aproximar a Matemática da comunidade, então, dentro do Biênio e da Semana da Matemática, nós vamos ter o Festival da Matemática, que propõe atividades voltadas à população”, contou o professor Carlos Ferreira, coordenador da Semana da Matemática na Unicentro.

Acadêmicos participaram como ouvintes e também oferecendo atividades (Foto: Márcio Nei dos Santos)

O vice-reitor da Unicentro, professor Osmar Ambrósio de Souza, também destacou a importância das semanas acadêmicas na formação dos alunos e, principalmente, a oportunidade desses estudantes participarem de eventos maiores, como o Biênio da Matemática. “A Semana da Matemática, misturada com o Festival da Matemática, dando uma amplitude maior ao evento, vem despertar no nosso jovem a questão de estudar realmente a Matemática, ser um bom profissional na área para permitir uma boa formação aos alunos, já que aqui é um curso de licenciatura. Aqueles que têm pretensões outras, em nível de mestrado e doutorado, também podem adquirir a confiança de que o que está aprendendo aqui vai possibilitar a ele avançar na pós-graduação. Então, os grandes beneficiários desses eventos são os alunos”, ressaltou.