Diretoria de Cultura da Unicentro promove 30º Encontro da Arte Folclórica

Diretoria de Cultura da Unicentro promove 30º Encontro da Arte Folclórica

O Brasil é dono de um rico patrimônio no campo da cultura popular. E é pensando em valorizar essa riqueza que a Diretoria de Cultura da Unicentro promove o 30º Encontro da Arte Folclórica. O evento, já tradicional na agenda de Guarapuava, conta com uma programação que contempla não apenas os espaços universitários, mas também os espaços culturais da cidade. “A programação é bastante intensa porque envolve vários parceiros. Nós temos exposições artísticas na Casa da Cultura, no Centro de Exposições do Santa Cruz, no Museu Municipal Visconde de Guarapuava e no Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro”, exemplifica a diretora de Cultura da Universidade, professora Iris Tomita.

Exposições, como a montada no Campus Santa Cruz fazem parte da programação (Foto: Marina Alves)

O Encontro de Arte Folclórica teve início no último dia 10, com a abertura de exposições no campus Cedeteg, no Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro e na Casa da Cultura. Mas é a partir da próxima segunda-feira, dia 21, que as ações se intensificam, com apresentações culturais de grupos de dança, folclóricos e corais, além do projeto Cozinha das Américas, uma parceria entre a Diretoria de Cultura da Unicentro e os estudantes em mobilidade internacional na Universidade. “Vamos trazer a gastronomia típica das Américas com os nossos intercambistas, esses estrangeiros que estão na Unicentro fazendo algum curso e que a gente convidou para que participassem do encontro dessa forma”, relata a agente universitária Elizabete Ribas Lustoza, que atua na Diretoria de Cultura.

Para a professora Iris Tomita, promover o 30º Encontro da Arte Folclórica é uma forma de valorizar a cultura popular para além dos espaços universitários. “A gente sabe que muito do folclore, às vezes, pode ir se perdendo. Então, esse evento é uma oportunidade de valorizar o folclore, não só dentro da Universidade, mas a gente tenta expandir isso para toda cidade”. Por isso, toda a comunidade de Guarapuava está convidada a participar de todas as ações programadas, sobretudo, nas apresentações noturnas da última semana do mês, quando, diariamente, subirão ao palco do Auditório Francisco Contini os grupos de arte folclórica. “A programação da quarta-feira, dia 30, por exemplo, é imperdível. Nessa noite, a partir das 19h, vamos poder conferir as apresentações do grupo ucraniano Vesselka, de Prudentópolis, reconhecido nacionalmente pela qualidade do trabalho desenvolvido”, destacou Iris.

A entrada para todas as atividades do Encontro de Arte Folclórica é gratuita.

Programação

10 a 31/08/2017

Exposição “25 anos do Encontro da Arte Folclórica e ditados populares” – Hall da Biblioteca do Campus Cedeteg. Unicentro

Exposição “Paisagem e Patrimônio Cultural de Guarapuava” – Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro

Exposição “Projeto ‘Vem ler!” – Contação de Histórias: Boi Bumbá” – Casa da Cultura de Guarapuava

14 a 31/08/2017

Exposição “Grupos Folclóricos da Região” – Museu Visconde de Guarapuava

14/08 a 06/09/2017

Exposição “Na trama do folclore: bordando a diversidade” – Centro de Exposições do Campus Santa Cruz, Unicentro

21 e 24/08/2017

19h – Cozinha das Américas – Faculdade Guairacá

21 a 24/08/2017

20h20 – Apresentações Culturais Grupos Folclóricos – Faculdade Guairacá

23/08/2017

19h30 – Apresentações Culturais Grupos Folclóricos e Exposição-Feira de Comidas Típicas – Auditório Denise Stoklos, Campus Irati, Unicentro

28 a 31/08/2017

19h – Apresentações Culturais Grupos Folclóricos – Auditório Francisco Contini, Campus Santa Cruz, Unicentro

28 a 31/08/2017

Feira de Artesanatos – Hall de Entrada, Campus Santa Cruz, Unicentro

Deixe um comentário