Arraiá promovido pela Uati anima Campus Irati

Muita alegria, comida boa e integração. Foi assim a edição, desse ano, do Arraial da Uati, a Universidade Aberta pa Terceira Idade do campus de Irati da Unicentro. A atividade é uma maneira de manter viva a tradição das festas juninas, além de ser uma forma de arrecadar fundos para atividades do grupo. “A gente busca ter dinheiro em caixa para quando tiver alguma conta Marili das Graças, uma das participantes do projeto.

Além de arrecadar fundos, o evento também é um momento de descontração para todos os ‘uatianos’. “Eu gosto muito disso tudo, a gente participa desses eventos e o dia passa que a gente nem vê”, comenta Pedro Alvares dos Santos,. A aposentada Roseli Rodrigues, que entrou a pouco tempo na UATI, também enxerga com bons olhos a festa “É muito legal, já participei do arraial da Unati, em Guarapuava, e agora organizamos esse aqui, me sinto privilegiada de fazer parte disso”.

O professor de Educação Física da Uati, Marcos Ferronato, concorda com o seu Pedro e com a dona Roseli. Afinal, elevar a autoestima dos idosos é o principal objetivo da Universidade Aberta a Terceira Idade. “As pessoas começaram a sentir necessidade de novas práticas, que não deixassem elas somente em casa, até por uma questão de depressão que atinge idosos”, explica o professor.

Ações como o arraiá da Uati são sempre uma oportunidade para a integração entre os participantes do projeto e a comunidade. “Eu acho muito importante esse diálogo entre a população e a Universidade”, avalia a psicóloga Alana Rocha Loures, que participou da festividade..

Confraternização entre comunidade universitária marcou Arraiá promovido pelo Uati (Foto: Edson Golinski)

A uatiana Marlene Stein gostou da participação da comunidade da Unicentro na festa, que durante todo o dia se fez presente comprando quitutes e dançando a tradicional quadrilha. “A gente passou convidando os alunos nas salas e o pessoal correspondeu. Então, fico muito feliz, pois, a gente se esforçou para fazer um arraiá bonito e todo mundo falando que gostou alegra a todos nós”, comemora.