Patronato Unicentro oferece curso de panificação a egressas do sistema prisional

Dar a chance de um recomeço àquelas pessoas que tiveram problemas com a lei e que, agora, buscam a reinserção na sociedade. Esse é o objetivo do projeto Patronato Unicentro, uma ação extensionista que auxilia e mostra novas possibilidades aos egressos do sistema prisional, já que é no período pós-pena que essas pessoas mais precisam de apoio.

Por isso, o projeto oferece diversos cursos que vão atuar na capacitação profissional e oportunizar o retorno ao mercado de trabalho dessas pessoas. Um deles é o de panificação, oferecido pelo projeto em parceria com o Departamento de Engenharia de Alimentos da nossa Universidade. “Nós estamos oferecendo a formação para 30 mulheres que foram selecionadas e que cumprem pena no regime aberto. Essas mulheres, normalmente, têm dificuldades de voltar ao mercado de trabalho, principalmente por conta da falta de habilitação. A ideia do projeto, então, é proporcionar essa capacitação”, explicou a coordenadora do Patronato, professora Stella Maris Nerone.

O curso está sendo desenvolvido desde o início do ano e deve continuar até ao final do segundo semestre. Nas aulas, que são realizadas semanalmente, as participantes são orientadas por quatro professores e têm a oportunidade de conhecer e testar novas receitas. “Selecionamos receitas de áreas distintas da grande área de panificação. Então, nós vamos trabalhar com massas, com folhados, com salgados, biscoitos. São doze receitas que nós podemos fazer”, contou o professor Maurício Rigo, do Departamento de Engenharia de Alimentos.

Além das receitas, outros aspectos importantes na cozinha também são abordados, como contou o professor José Ranieri, que também orienta as atividades. “Vamos trabalhar, principalmente, o chamado controle de qualidade, higiene pessoal. Porque você não pode elaborar o produto se não tiver esses parâmetros básicos de uma indústria de alimentos”.

As atividades são realizadas em parceria com o curso de Engenharia de Alimentos (Foto: Coorc)

Quando a Universidade abre as portas para a comunidade, todo mundo sai ganhando. Nesse caso, por exemplo, foi possível adquirir equipamentos e utensílios de cozinha que foram alocados no Departamento de Engenharia de Alimentos e que são usados para o desenvolvimento do curso de panificação. Os recursos para a compra desses equipamentos vieram por meio de um edital federal. “Todas as semanas são comprados os ingredientes para as aulas e também foram adquiridos um grande forno, batedeiras industriais, vários equipamentos. É um ganho, de fato, generoso para a Universidade e tudo isso por meio desse edital federal”, ressaltou a professora Stella.

Uma das participantes do curso é a Solange. Toda sexta-feira, ela chega animada para colocar a mão na massa. Foi nessa oportunidade que ela depositou a expectativa de se capacitar profissionalmente e poder seguir adiante. “Eu acho que está sendo uma coisa que eu estou aprendendo bastante, e vai dar para eu sair daqui com o certificado e mudar de vida”, disse.

Esse é o mesmo sentimento da Jucilene: sair do curso preparada para retornar ao mercado de trabalho. Para ela, além da profissionalização, o curso também é um grande incentivador para a mudança de vida. “Para mim, está sendo ótimo porque aqui é um passo para a nossa mudança de vida. Eu acho que aqui nós vamos ter muita oportunidade de emprego, que é tudo o que nós merecemos e precisamos no momento. E, também, mostrar para todo mundo que nós podemos mudar”, destacou.

Participam do curso egressas do sistema penal (Foto: Coorc)

Com os resultados positivos obtidos até agora, a expectativa é de que o programa continue sendo desenvolvido nos próximos anos, buscando sempre atender a um dos objetivos da Unicentro que é a responsabilidade social. “Nós entendemos que todo mundo precisa fazer algo se queremos um mundo melhor, ele passa por cada um de nós”, ressaltou a professora Stella.