Alunos da Unicentro em mobilidade por programa da Abruem podem concorrer a bolsa-auxílio

A Unicentro segue, até o próximo dia quatro de julho, com inscrições abertas para o processo seletivo para a concessão de bolsa-auxílio a estudantes que vão participar do Programa de Mobilidade Nacional (PMN) da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores de Universidades Estaduais e Municipais). No PMN são ofertadas vagas para estudantes das 45 universidades afiliadas a Abruem cursarem um semestre, ou mesmo um ano letivo, em outra Instituição de ensino superior também associada.

O responsável pelo programa na Unicentro, Miguel Sidenei Bachelandeski, explica os passos a serem seguidos pelos estudantes que desejam concorrer no edital. “É necessário que o estudante preencha o formulário no nosso site e encarte a carta de aceite da universidade receptora. Então, ele tem que apresentar um documento de que ele se inscreveu e de que foi aceito para participar desse programa”, esclarece.

Jean Gabriel Turco Castro é acadêmico de Administração e foi o primeiro estudante da Unicentro a participar do PMN, e também, foi o contemplado no último edital que concedeu a bolsa-auxílio para participantes do programa. O acadêmico está cursando esse semestre na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis. “Quando eu fiz a inscrição para mobilidade eu não sabia que iria haver um processo de concorrência para uma bolsa, e mesmo assim, eu fiz a inscrição. Depois, fiquei sabendo que no processo seletivo em que me inscrevi fui o único dos candidatos que apresentou todas as documentações e, aí, ganhei a bolsa”, conta.

Para o segundo semestre de 2017 a oferta da Unicentro é para uma bolsa-auxílio no valor de R$ 2.500,00 pagos em cinco parcelas de R$ 500,00. A Unicentro se responsabiliza ainda por uma apólice de seguro e acidentes pessoais, mas o restante das despesas fica por conta do próprio acadêmico. “Custos referentes a viagens, deslocamento e alimentação foram todos por minha conta. Então, a bolsa foi usada, basicamente, para eu pagar meu aluguel. Mas, é claro, foi de grande valia, está ajudando bastante”, ressalta Jean.

Na contramão das despesas, estão os ganhos proporcionados pela mobilidade. Para Miguel, o estudante em intercâmbio tem experiências acadêmicas e pessoais enriquecedoras. “Ele vai ter contato com outra realidade, com possíveis outras formas de ensino e no seu retorno ele vai estar trazendo esse ganho também para o seu curso”, destaca. Jean, por sua vez, vê na mobilidade dois objetivos principais. “Eu acho que são dois aprendizados ao mesmo tempo. Além de você conhecer uma nova estrutura de universidade, você também conhece o perfil dos estudantes de outra cidade”, ressalta.

O processo seletivo para concessão da bolsa-auxílio é realizado a partir do desempenho acadêmico do estudante. Em caso de empate, o benefício será concedido ao concorrente mais velho. A previsão é que o resultado final seja divulgado em 14 de julho.